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    O PIBID em Ciências Sociais no Instituto Federal do Paraná em Paranaguá

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    Data
    2019-10-08
    Autor
    Alana Margarida
    Metadata
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    Resumo
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) fora criado por intermédio do Ministério da Educação, juntamente com Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), instituído através da Portaria Normativa Nº 38, de 12 de dezembro de 2007, tem como uns dos objetivos o incentivo a formação de docentes em nível superior por intermédio da inserção dos licenciandos no cotidiano escolar da rede pública, contribuindo assim para a valorização da docência e também promovendo a melhoria da qualidade da educação básica. Em 2018, as secretarias estaduais e municipais de educação foram convocadas para habilitar as escolas que poderiam participar dos programas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica, que estimulam a formação de professores. Diante da impossibilidade colocada pela Secretaria da Educação do Paraná (SEED), através de critérios que ocasionaram a exclusão de todos os docentes da área de Sociologia da rede estadual do Litoral a participarem como receptores dos alunos dos programas nas escolas estaduais, o Pibid da licenciatura de Ciências Sociais, ofertada no Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá, fora implementado na própria instituição. Nesse sentido, este artigo pretende abordar os porquês que levaram o programa a acontecer nesse formato e quais são os benefícios e os desafios por ele estar ocorrendo desta forma, apresentando como um dos objetivos a constatação da atuação do programa no curso de licenciatura em Ciências Sociais, tendo como recorte temporal o período de 2018 até o presente momento. Além disso, outro objetivo deste trabalho é o de valorizar tal programa que por vezes esteve ameaçado, e que na atual conjuntura, onde podemos presenciar inúmeros ataques à educação, possa não ser diferente.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91514
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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