A Olimpíada Nacional em História do Brasil: uma olímpica que se tornou professora
Resumo
A presente proposta de comunicação se configura como um relato da experiência docente obtida através das atividades realizadas nas aulas de História. Através do PIBID (Programa de Iniciação à Docência), foi aplicada a 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil na Escola Municipal Doutor Jose Antonio Navarro Lins pela bolsista Bruna Carolina de Souza. A presente comunicação oral visa socializar a experiência da aplicação da prova com dois grupos do ensino fundamental II, oitavo e nono ano respectivamente, a ideia surgiu devido a demandas da bolsista que já havia participado anteriormente da ONHB como olímpica na educação básica. A ONHB é uma das únicas na área de ciências humanas e tem um formato próprio, possui ao todo sete fases, seis delas online com acesso através da plataforma online e envio das respostas através do mesmo e uma fase presencial, em Campinas na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp onde a prova é dissertativa. Cada fase tem a duração de uma semana, onde nas segundas-feiras, a prova é disponibilizada na plataforma online e os estudantes têm até o sábado para enviar as respostas. Outro diferencial são as alternativas estarem todas, de certa forma, corretas, fazendo com que os estudantes juntamente ao professor da disciplina escolherem qual alternativa está “mais correta”, após pesquisas em sites, livros e debates. Os grupo são formados por três estudantes que podem ser do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental II ou do Ensino Médio e um professor. A bolsista sob supervisão auxiliou durante a execução das etapas da olimpíada que pela primeira vez os estudantes participaram. As provas foram todas aplicadas na própria escola, uma instituição pública da rede municipal no contraturno dos estudantes e uma das fases foi realizada na Universidade da Região de Joinville – Univille. Os estudantes conseguiram participar de três das seis fases online. Foi extremamente enriquecedor para a formação tanto dos estudantes, do supervisor e da bolsista, que teve a oportunidade de estar do outro lado, não mais como olímpica e sim como professora que precisa oferecer soluções às dúvidas, frustrações e contribuir com desenvolvimento intelectual e amadurecimento do conhecimento histórico que os estudantes obtiveram.