• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso de charge no ensino de geografia: uma experiência com turmas do ensino médio

    Thumbnail
    Data
    2019-10-14
    Autor
    Fernanda Penteado
    Bianca Hoffmann de Oliveira
    Carla Silvia Pimentel
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma prática pedagógica realizada com alunos do ensino médio em aulas de Geografia em que foi desenvolvida a produção de charges. O processo de aprendizagem vem se transformando rapidamente nas últimas décadas, e com ele a evolução dos recursos didáticos decorrentes da transformação tecnológica disponíveis. O uso charge em processo criativo em aulas de Geografia teve como objetivo, tratar de forma crítica alguns conceitos abordados, motivando o aluno à livre expressão de suas compreensões conceituais, já que a ciência geográfica também tem como finalidade formar cidadãos com criticidade. A mera transmissão de conteúdos em sala de aula não possibilita a refletir sobre o espaço geográfico e seus diferentes aspectos de organização. As charges, usualmente, relacionam desenhos satíricos sobre política e cultura, e, além de despertar senso crítico nos estudantes, torna as aulas mais flexíveis e agradáveis, permite que os alunos relacionem o conteúdo escolar com a realidade vivida, estimulando a reflexão acerca da sociedade, condições importantes para um aprendizado significativo dos conteúdos geográficos. Considerando a importância do uso da charge, foram ministradas, durante treze aulas, conteúdos sobre a Região Norte do Brasil e a charge foi empregada como instrumento de avaliação, no final do trabalho do tema. As produções revelaram que a grande maioria dos alunos optou por tratar do desmatamento da Amazônia, com destaque para a retirada da vegetação em benefício da criação bovina, que a estrutura da linguagem foi compreendida pelo grupo, pois usaram de sátiras para expressarem suas opiniões. Como avaliação possibilitou a livre expressão do tema pelos alunos, além de revelar a criatividade e habilidades para o desenho.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91515
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV