O uso de charge no ensino de geografia: uma experiência com turmas do ensino médio
Data
2019-10-14Autor
Fernanda Penteado
Bianca Hoffmann de Oliveira
Carla Silvia Pimentel
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma prática pedagógica realizada com alunos do ensino médio em aulas de Geografia em que foi desenvolvida a produção de charges. O processo de aprendizagem vem se transformando rapidamente nas últimas décadas, e com ele a evolução dos recursos didáticos decorrentes da transformação tecnológica disponíveis. O uso charge em processo criativo em aulas de Geografia teve como objetivo, tratar de forma crítica alguns conceitos abordados, motivando o aluno à livre expressão de suas compreensões conceituais, já que a ciência geográfica também tem como finalidade formar cidadãos com criticidade. A mera transmissão de conteúdos em sala de aula não possibilita a refletir sobre o espaço geográfico e seus diferentes aspectos de organização. As charges, usualmente, relacionam desenhos satíricos sobre política e cultura, e, além de despertar senso crítico nos estudantes, torna as aulas mais flexíveis e agradáveis, permite que os alunos relacionem o conteúdo escolar com a realidade vivida, estimulando a reflexão acerca da sociedade, condições importantes para um aprendizado significativo dos conteúdos geográficos. Considerando a importância do uso da charge, foram ministradas, durante treze aulas, conteúdos sobre a Região Norte do Brasil e a charge foi empregada como instrumento de avaliação, no final do trabalho do tema. As produções revelaram que a grande maioria dos alunos optou por tratar do desmatamento da Amazônia, com destaque para a retirada da vegetação em benefício da criação bovina, que a estrutura da linguagem foi compreendida pelo grupo, pois usaram de sátiras para expressarem suas opiniões. Como avaliação possibilitou a livre expressão do tema pelos alunos, além de revelar a criatividade e habilidades para o desenho.