40001016174P1 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
Navegar por
Submissões recentes
-
Análise de livros didáticos de ciências da natureza : um olhar necessário para a educação em saúde
(2024)Resumo: Durante a pandemia de Covid-19 diversos meios para cessar a disseminação do vírus foram necessários, incluindo o distanciamento social, para manter o contato houve um aumento da utilização das redes sociais, ... -
Análise das potencialidades da formação continuada a partir do programa "Formadores em Ação" do Estado do Paraná : aproximações e distanciamentos com as comunidades de prática
(2024)Resumo: De modo geral, as comunidades de prática caracterizam-se por serem um grupo de pessoas que se reúnem com interesses e objetivos em comum, das quais provavelmente todos nós já fizemos parte de uma. A presente pesquisa ... -
Recursos educacionais digitais no ensino básico : análise da avaliação de recursos na perspectivas dos professores
(2024)Resumo: A evolução promovida na sociedade pelos avanços na área das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) é visível e perceptível. Contudo, a área de Educação ainda necessita de progressos, especialmente ... -
O papel das imagens para ensinar frações nas séries iniciais : um estudo das coleções NEDEM e GRUEMA na década de 1970
(2024)Resumo: Quais imagens relacionadas às frações estavam presentes em livros didáticos dos primeiros anos de escolarização ao tempo do Movimento da Matemática Moderna (MMM), na década de 1970? Tendo esta pergunta para direcionar ... -
Percepções do mundo mais-que-humano nos livros didáticos do PNLD de 2021
(2024)Resumo: No âmbito educativo, o livro didático se tornou um dos recursos de ensino mais acessados na vida escolar, contribuindo tanto como um ponto de apoio para o professor, auxiliando em seu planejamento docente, quanto ... -
As pesquisas em ensino de ciências e neurociência cognitiva no contexto brasileiro : um panorama dos últimos 10 anos
(2024)Resumo: A "Década do Cérebro" nos anos 1990 consolidou o campo das neurociências, intensificando o interesse em entender como o cérebro processa a aprendizagem. A interface entre neurociência e educação mostrou-se promissora, ... -
Negociação de significados sobre a prática profissional em um projeto de extensão
(2024)Resumo: Os cursos de graduação em nosso país vêm passando por diversas alterações nos últimos anos. As questões relacionadas à extensão universitária vêm chamando atenção, pois de acordo com o Plano Nacional de Educação ... -
Estratégias de cálculo mental com números racionais : um olhar sobre a expertise profissional de Cecilia Parra
(2024)Resumo: Esta pesquisa traz como objetivo central compreender a expertise profissional de Cecilia Parra, autora argentina, referência na didática da matemática sobre cálculo mental com números racionais, convidada pelo ... -
Uma matemática moderna do ensino de frações equivalentes, Paraná (1970-1980)
(2024)Resumo: O presente estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: Que matemática moderna do ensino de frações equivalentes foi sistematizada em manuais escolares para a formação de professores dos primeiros anos ... -
Estágio supervisionado em ciências e biologia : consequências formativas do ensino remoto emergencial
(2024)Resumo: Em decorrência da pandemia de Covid-19 e da necessidade de distanciamento social, o Estágio Supervisionado na modalidade remota, em 2020, fez com que a formação dos acadêmicos perante as articulações teóricas e ... -
A ocorrência das feiras de ciências no período da pandemia : a percepção dos coordenadores
(2024)Resumo: As Feiras de Ciências são eventos de grande importância no contexto da Educação Básica. Ao longo de um período, estudantes, com o apoio de um professor-orientador, elaboram projetos investigativos, cujos resultados ... -
As potencialidades da articulação entre educação ambiental e educação em saúde no contexto da formação de professores
(2024-08-13)Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é investigar as potencialidades da proposição de um curso formativo, para professores em exercício, e em formação inicial, que articule educação ambiental e educação em saúde, a ... -
Metodologias ativas na educação básica : entendimentos de professores da área das ciências da natureza
(2024)Resumo: As Metodologias Ativas, são tidas como uma inovação no ensino, diversos autores evidenciam os benefícios estas metodologias para o aprendizado, principalmente em relação ao ensino de Ciências da Natureza, no entanto, ... -
Por uma educação em ciências nos caminhos da hermenêutica filosófica : articulações entre bildung e experiência estética ao ensino de física
(2024)Resumo: Grande parte das proposições didático-pedagógicas com as quais a Educação em Ciências (EC) se preocupa supervalorizam o saber em detrimento do experienciar, do ser. O enfoque preponderante na aquisição de conteúdos ... -
Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020
(2024)Resumo: A interdisciplinaridade é um tema que permeia várias publicações da área de ensino, dentre elas selecionamos para esta pesquisa artigos que tratam da interdisciplinaridade e do ensino de Matemática. Nesta pesquisa ... -
O ensino de matemática e as TDIC : análise e reflexão à luz das percepções dos professores da educação básica de um município do interior do estado do Paraná
(2023)Resumo: Nos últimos dez anos, houve uma ampla expansão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), gerando debates sobre sua inclusão no ambiente educacional, especialmente na disciplina de Matemática. ... -
Sequência didática on-line e aprendizagem baseada em projetos : uma alternativa para abordar a interdisciplinaridade no ensino de ciências com alunos do 9º ano de uma escola do município de Palotina-PR
(2023)Resumo: A busca por práticas pedagógicas que fomentem a interdisciplinaridade, a autonomia e o protagonismo dos estudantes tem sido uma constante preocupação na educação contemporânea. Nesse contexto, torna-se essencial a ... -
Discussões e tendências referentes às salas de recurso multifuncional tipo 1 no Brasil : uma análise das dissertações sobre o ensino de matemática
(2023)Resumo: Observando o cenário atual, vem se discutindo sobre o ensino de Matemática nas Salas de Recurso Tipo 1 (SRM 1) no país. O presente estudo tem como objetivo investigar as características, limites, dificuldades e ... -
Educação em saúde e educação ambiental : contribuições da terceira idade para integração dos campos
(2023)Resumo: A educação ambiental e a educação em saúde são campos de estudos e práticas com diferentes origens, abordagens e arcabouços teóricos. A educação ambiental contempla autores que trabalham com as epistemologias ... -
Educação ambiental no currículo de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades de abertura a uma perspectiva hermenêutica
(2023)Resumo: O estudo parte das seguintes reflexões: como é tratada a Educação Ambiental (EA) nos currículos oficiais de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental? É possível pensarmos a Educação Ambiental a partir dos ...