40001016174P1 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
Navegar por
Submissões recentes
-
Experiências estéticas a partir da abordagem fenomenológica na educação em astronomia
(2025)Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal compreender de que modo as experiências estéticas se mostram a partir de uma observação astronômica para Educação em Astronomia. Partimos da fenomenologia e seus ... -
O que pensam os professores de matemática sobre o laboratório de ensino de matemática no processo de ensino e aprendizagem
(2025)Resumo: O Laboratório de Ensino de Matemática tem se mostrado um ambiente relevante para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. No entanto, sua implementação nas práticas escolares ainda é pouco frequente, ... -
Plataformas educacionais digitais para alunos com transtorno do espectro autista : uma investigação na perspectiva dos professores de matemática do ensino fundamental
(2025)Resumo: O uso de plataformas educacionais digitais tem se consolidado nas práticas pedagógicas da Educação Básica, especialmente no ensino de Matemática. No entanto, sua aplicação com estudantes com Transtorno do Espectro ... -
Alfabetização científica e alfabetização midiática : contribuições formativas do curso de Licenciatura em Ciências Exatas sob a percepção discente
(2025)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de licenciandos do curso de Ciências Exatas da UFPR, do Setor Palotina, sobre as contribuições do curso para a promoção da Alfabetização Científica (AC) e ... -
Educação ambiental e educação em saúde : reflexões sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas
(2025)Resumo: O estudo tem como objetivo geral investigar a potencialidade de articulação entre a educação ambiental e a educação em saúde sob a perspectiva ecofenomenológica nos currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências ... -
Análise de livros didáticos de ciências da natureza : um olhar necessário para a educação em saúde
(2024)Resumo: Durante a pandemia de Covid-19 diversos meios para cessar a disseminação do vírus foram necessários, incluindo o distanciamento social, para manter o contato houve um aumento da utilização das redes sociais, ... -
Análise das potencialidades da formação continuada a partir do programa "Formadores em Ação" do Estado do Paraná : aproximações e distanciamentos com as comunidades de prática
(2024)Resumo: De modo geral, as comunidades de prática caracterizam-se por serem um grupo de pessoas que se reúnem com interesses e objetivos em comum, das quais provavelmente todos nós já fizemos parte de uma. A presente pesquisa ... -
Recursos educacionais digitais no ensino básico : análise da avaliação de recursos na perspectivas dos professores
(2024)Resumo: A evolução promovida na sociedade pelos avanços na área das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) é visível e perceptível. Contudo, a área de Educação ainda necessita de progressos, especialmente ... -
O papel das imagens para ensinar frações nas séries iniciais : um estudo das coleções NEDEM e GRUEMA na década de 1970
(2024)Resumo: Quais imagens relacionadas às frações estavam presentes em livros didáticos dos primeiros anos de escolarização ao tempo do Movimento da Matemática Moderna (MMM), na década de 1970? Tendo esta pergunta para direcionar ... -
Percepções do mundo mais-que-humano nos livros didáticos do PNLD de 2021
(2024)Resumo: No âmbito educativo, o livro didático se tornou um dos recursos de ensino mais acessados na vida escolar, contribuindo tanto como um ponto de apoio para o professor, auxiliando em seu planejamento docente, quanto ... -
As pesquisas em ensino de ciências e neurociência cognitiva no contexto brasileiro : um panorama dos últimos 10 anos
(2024)Resumo: A "Década do Cérebro" nos anos 1990 consolidou o campo das neurociências, intensificando o interesse em entender como o cérebro processa a aprendizagem. A interface entre neurociência e educação mostrou-se promissora, ... -
Negociação de significados sobre a prática profissional em um projeto de extensão
(2024)Resumo: Os cursos de graduação em nosso país vêm passando por diversas alterações nos últimos anos. As questões relacionadas à extensão universitária vêm chamando atenção, pois de acordo com o Plano Nacional de Educação ... -
Estratégias de cálculo mental com números racionais : um olhar sobre a expertise profissional de Cecilia Parra
(2024)Resumo: Esta pesquisa traz como objetivo central compreender a expertise profissional de Cecilia Parra, autora argentina, referência na didática da matemática sobre cálculo mental com números racionais, convidada pelo ... -
Uma matemática moderna do ensino de frações equivalentes, Paraná (1970-1980)
(2024)Resumo: O presente estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: Que matemática moderna do ensino de frações equivalentes foi sistematizada em manuais escolares para a formação de professores dos primeiros anos ... -
Estágio supervisionado em ciências e biologia : consequências formativas do ensino remoto emergencial
(2024)Resumo: Em decorrência da pandemia de Covid-19 e da necessidade de distanciamento social, o Estágio Supervisionado na modalidade remota, em 2020, fez com que a formação dos acadêmicos perante as articulações teóricas e ... -
A ocorrência das feiras de ciências no período da pandemia : a percepção dos coordenadores
(2024)Resumo: As Feiras de Ciências são eventos de grande importância no contexto da Educação Básica. Ao longo de um período, estudantes, com o apoio de um professor-orientador, elaboram projetos investigativos, cujos resultados ... -
As potencialidades da articulação entre educação ambiental e educação em saúde no contexto da formação de professores
(2024-08-13)Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é investigar as potencialidades da proposição de um curso formativo, para professores em exercício, e em formação inicial, que articule educação ambiental e educação em saúde, a ... -
Metodologias ativas na educação básica : entendimentos de professores da área das ciências da natureza
(2024)Resumo: As Metodologias Ativas, são tidas como uma inovação no ensino, diversos autores evidenciam os benefícios estas metodologias para o aprendizado, principalmente em relação ao ensino de Ciências da Natureza, no entanto, ... -
Por uma educação em ciências nos caminhos da hermenêutica filosófica : articulações entre bildung e experiência estética ao ensino de física
(2024)Resumo: Grande parte das proposições didático-pedagógicas com as quais a Educação em Ciências (EC) se preocupa supervalorizam o saber em detrimento do experienciar, do ser. O enfoque preponderante na aquisição de conteúdos ... -
Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020
(2024)Resumo: A interdisciplinaridade é um tema que permeia várias publicações da área de ensino, dentre elas selecionamos para esta pesquisa artigos que tratam da interdisciplinaridade e do ensino de Matemática. Nesta pesquisa ...