40001016174P1 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
Navegar por
Submissões recentes
-
Uma matemática moderna do ensino de frações equivalentes, Paraná (1970-1980)
(2024)Resumo: O presente estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: Que matemática moderna do ensino de frações equivalentes foi sistematizada em manuais escolares para a formação de professores dos primeiros anos ... -
Estágio supervisionado em ciências e biologia : consequências formativas do ensino remoto emergencial
(2024)Resumo: Em decorrência da pandemia de Covid-19 e da necessidade de distanciamento social, o Estágio Supervisionado na modalidade remota, em 2020, fez com que a formação dos acadêmicos perante as articulações teóricas e ... -
A ocorrência das feiras de ciências no período da pandemia : a percepção dos coordenadores
(2024)Resumo: As Feiras de Ciências são eventos de grande importância no contexto da Educação Básica. Ao longo de um período, estudantes, com o apoio de um professor-orientador, elaboram projetos investigativos, cujos resultados ... -
As potencialidades da articulação entre educação ambiental e educação em saúde no contexto da formação de professores
(2024-08-13)Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é investigar as potencialidades da proposição de um curso formativo, para professores em exercício, e em formação inicial, que articule educação ambiental e educação em saúde, a ... -
Metodologias ativas na educação básica : entendimentos de professores da área das ciências da natureza
(2024)Resumo: As Metodologias Ativas, são tidas como uma inovação no ensino, diversos autores evidenciam os benefícios estas metodologias para o aprendizado, principalmente em relação ao ensino de Ciências da Natureza, no entanto, ... -
Por uma educação em ciências nos caminhos da hermenêutica filosófica : articulações entre bildung e experiência estética ao ensino de física
(2024)Resumo: Grande parte das proposições didático-pedagógicas com as quais a Educação em Ciências (EC) se preocupa supervalorizam o saber em detrimento do experienciar, do ser. O enfoque preponderante na aquisição de conteúdos ... -
Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020
(2024)Resumo: A interdisciplinaridade é um tema que permeia várias publicações da área de ensino, dentre elas selecionamos para esta pesquisa artigos que tratam da interdisciplinaridade e do ensino de Matemática. Nesta pesquisa ... -
O ensino de matemática e as TDIC : análise e reflexão à luz das percepções dos professores da educação básica de um município do interior do estado do Paraná
(2023)Resumo: Nos últimos dez anos, houve uma ampla expansão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), gerando debates sobre sua inclusão no ambiente educacional, especialmente na disciplina de Matemática. ... -
Sequência didática on-line e aprendizagem baseada em projetos : uma alternativa para abordar a interdisciplinaridade no ensino de ciências com alunos do 9º ano de uma escola do município de Palotina-PR
(2023)Resumo: A busca por práticas pedagógicas que fomentem a interdisciplinaridade, a autonomia e o protagonismo dos estudantes tem sido uma constante preocupação na educação contemporânea. Nesse contexto, torna-se essencial a ... -
Discussões e tendências referentes às salas de recurso multifuncional tipo 1 no Brasil : uma análise das dissertações sobre o ensino de matemática
(2023)Resumo: Observando o cenário atual, vem se discutindo sobre o ensino de Matemática nas Salas de Recurso Tipo 1 (SRM 1) no país. O presente estudo tem como objetivo investigar as características, limites, dificuldades e ... -
Educação em saúde e educação ambiental : contribuições da terceira idade para integração dos campos
(2023)Resumo: A educação ambiental e a educação em saúde são campos de estudos e práticas com diferentes origens, abordagens e arcabouços teóricos. A educação ambiental contempla autores que trabalham com as epistemologias ... -
Educação ambiental no currículo de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades de abertura a uma perspectiva hermenêutica
(2023)Resumo: O estudo parte das seguintes reflexões: como é tratada a Educação Ambiental (EA) nos currículos oficiais de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental? É possível pensarmos a Educação Ambiental a partir dos ... -
Projetos de extensão universitária como possibilidade para a promoção de alfabetização científica e tecnológica : um olhar para professores em formação na educação em ciências
(2023)Resumo: A partir de um novo olhar para os projetos de extensão vinculados à área de Ensino de Ciências e suas potencialidades para alfabetização científica e tecnológica, o objetivo deste trabalho foi o de compreender, a ... -
A inclusão escolar na perspectiva de docentes de física : experiências com deficientes visuais
(2023)Resumo: A efetivação da inclusão de alunos com deficiência visual em classes regulares de ensino é garantida por lei. Os professores são agentes importantes na asseveração da inclusão em sala de aula, as dificuldades ... -
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e suas contribuições à formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR - Setor Palotina
(2023)Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foi instituído pelo Governo Federal no ano de 2007, com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, ... -
Pensamento computacional no ensino fundamental anos iniciais : possibilidades por meio da robótica educacional
(2023)Resumo: O Pensamento Computacional é uma abordagem de ensino que usa técnicas e conceitos provindos da Ciência da Computação e que direcionam para o desenvolvimento de conceitos que auxiliam na resolução de problemas, ... -
A ambientalização curricular em um curso de licenciatura em ciências biológicas : experiências dos professores sob a perspectiva do mundo mais-que-humano
(2023)Resumo: Na Educação Superior, a ambientalização curricular é a garantia de que as questões socioambientais sejam minimamente apresentadas e discutidas durante a formação do profissional. Ela compreende-se como uma transformação ... -
O cálculo mental da adição e subtração na obra lógica do cálculo 2 : fundamentos e estratégias
(2023)Resumo: A expressão cálculo mental se encontra presente em documentos curriculares e em programas de ensino para a escola primária e secundária brasileira, desde o século XIX, podendo apresentar diferentes definições e ... -
Desafios e possibilidades na formação acadêmico/profissional de estudantes surdos em licenciaturas em química, física e matemática
(2023)Resumo: A inclusão é um tema que vem sendo discutido há anos, pois pesquisadores têm apresentado métodos para uma formação com mais equidade. Assim, quando se apresenta a educação do surdo, caminha-se vagarosamente no ... -
A educação em ciências na infância em uma abordagem fenomenológica : um cultivo da flor da vida com a lente merleau-pontyana
(2023)Resumo: Esta dissertação tem como intencionalidade apresentar a Fenomenologia da Corporeidade de Maurice Merleau-Ponty como um possível caminho para valorização das experiências das crianças na Educação em Ciências na ...