O que pensam os professores de matemática sobre o laboratório de ensino de matemática no processo de ensino e aprendizagem
Resumo
Resumo: O Laboratório de Ensino de Matemática tem se mostrado um ambiente relevante para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. No entanto, sua implementação nas práticas escolares ainda é pouco frequente, apesar de seus resultados positivos. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo identificar e compreender o que os professores de Matemática da Educação Básica que, ao longo de suas trajetórias profissionais, tiveram contato com o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) pensam sobre esse ambiente no processo de ensino e aprendizagem. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, o estudo iniciou-se com uma revisão bibliográfica, explorando a concepção de LEM adotada pelos autores, além de analisar os benefícios e os desafios relacionados ao uso do laboratório na prática docente. A pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas com professores de Matemática da Educação Básica que têm experiência com o LEM, buscando dados diretos sobre o tema. Para a análise dos dados, foi adotada a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a implementação do LEM na prática docente é altamente relevante, com um de seus principais objetivos sendo a integração entre teoria e prática, beneficiando tanto os estudantes quanto os professores no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Durante as entrevistas, os participantes destacaram a importância do professor laboratorista no contexto do LEM e mencionaram os desafios enfrentados na ausência desse profissional. Tais desafios também foram frequentemente citados nos estudos revisados que implementaram práticas no LEM sem esse suporte. Esses resultados reforçam a relevância de contar com um professor laboratorista para minimizar os desafios relacionados ao uso do laboratório, favorecendo a adoção de práticas mais frequentes e significativas nesse ambiente. Os docentes destacaram elementos fundamentais para a implementação e manutenção do LEM, como uma sala equipada com materiais organizados de forma funcional, integrada à cultura escolar e incorporada a um projeto institucional. Também ressaltaram a importância do planejamento colaborativo entre professores laboratoristas e regentes e da inclusão de computadores no ambiente. Contudo, desafios como a gestão do tempo e a dispersão dos alunos persistem, o que reflete a necessidade contínua de estudos e desenvolvimento de estratégias para minimizá-los. Este trabalho contribui para a implementação eficaz e permanente do LEM nas práticas docentes e para o avanço do conhecimento sobre seu uso, fornecendo subsídios para novas investigações sobre o tema Abstract: The Mathematics Teaching Laboratory has proven to be a relevant environment for teaching and learning mathematics. However, its implementation in school practices remains infrequent despite its positive outcomes. In this context, this research aimed to identify and understand the perspectives of mathematics teachers in basic education who have encountered the Mathematics Teaching Laboratory (LEM) throughout their professional careers regarding this environment in the teaching and learning process. Through a qualitative methodological approach, the study began with a literature review, exploring the concept of LEM adopted by various authors and analyzing the benefits and challenges related to its use in teaching practices. The research employed semi-structured interviews with mathematics teachers in basic education who have experience with LEM, seeking direct insights into the topic. Discursive Textual Analysis was used for data interpretation. The results indicate that implementing LEM in teaching practice is highly relevant, with one of its main objectives being the integration of theory and practice, benefiting both students and teachers in the mathematics teaching and learning process. During the interviews, participants emphasized the importance of the laboratory teacher in the LEM context and mentioned the challenges faced in the absence of this professional. These challenges were also frequently cited in the reviewed studies that implemented LEM practices without this support. These findings reinforce the importance of having a laboratory teacher to mitigate the challenges associated with using the laboratory, facilitating more frequent and meaningful practices in this environment. Teachers highlighted fundamental elements for the implementation and maintenance of LEM, such as a classroom equipped with school materials organized functionally, integrated into the school culture, and incorporated into an institutional project. They also emphasized the importance of collaborative planning between laboratory and classroom teachers, as well as the inclusion of computers in the environment. However, challenges such as time management and student distraction persist, underscoring the ongoing need for studies and the development of strategies to address them. This study contributes to the effective and lasting implementation of LEM in teaching practices and advances knowledge on its use, providing a foundation for further research on the topic
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