Recursos educacionais digitais no ensino básico : análise da avaliação de recursos na perspectivas dos professores
Resumo
Resumo: A evolução promovida na sociedade pelos avanços na área das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) é visível e perceptível. Contudo, a área de Educação ainda necessita de progressos, especialmente o Sistema de Ensino Brasileiro, para promover uma maior e melhor inserção das tecnologias como meio de auxiliar na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, a formação dos professores é essencial para a utilização de TDICs e Recursos Educacionais Digitais (REDs). Adicionalmente, métodos, com os existentes para a avaliação e seleção de REDs, corroboram para melhorar a qualidade das práticas docentes. Assim, o objetivo desta pesquisa de mestrado é identificar quais métodos têm sido adotados por professores do Ensino Básico, na avaliação e seleção de REDs. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, envolvendo survey com professores, um survey em curso de formação proposto, levantamento bibliográfico e triangulação foi conduzida. Para compor a triangulação, foram utilizadas três fontes de dados, uma revisão da literatura, um survey com professores e um survey realizado durante um curso de formação no formato de curso massivo aberto on-line. Os dados coletados permitiram constatar que, os professores participantes do survey e do curso, não adotam um método com critérios para avaliar e selecionar REDs. Os professores utilizam-se de critérios como, conteúdo curricular, compatibilidade com o ano escolar e qualidade gráfica. Tais critérios citados pelos professores, compõem parte dos critérios adotados pelo Centro Integrado de Educação Brasileira (CIEB) um método adotado e ensinado no curso de formação, planejado e conduzido nesta pesquisa. Conforme a avaliação dos professores, o método é simples, de fácil compreensão, e atende as necessidades de avaliação para seleção de REDs. Portanto, cursos no contexto dessa pesquisa de mestrado devem ganhar ênfase nacionalmente e serem incluídos em momentos de formação de professores, uma vez que os resultados apontam lacunas na oferta de formação dos professores. Como trabalho futuro, espera-se que o curso de formação, fruto desta pesquisa, possa ser expandido em relação aos métodos de avaliação e seleção de REDs e oferecido de forma mais ampla, colaborando com o processo de qualificação de professores. Abstract: The societal evolution driven by advancements in Digital Information and Communication Technologies (DICTs) is both visible and significant. However, the education sector, particularly the Brazilian Education System, still requires progress to effectively integrate these technologies in ways that enhance teaching and learning processes. Teacher training is crucial for the successful implementation of DICTs and Digital Educational Resources (DERs). Moreover, existing methods for evaluating and selecting DERs are key to improving the quality of teaching practices. Therefore, the objective of this master's research is to identify the methods adopted by Basic Education teachers in the evaluation and selection of DERs. To achieve this, a mixed-methods research approach was employed, which included a survey of teachers, a survey conducted within a proposed training course, a bibliographical review, and data triangulation. The triangulation was based on three data sources: a literature review, a teacher survey, and a survey conducted during a training course offered as a massive open online course. The collected data revealed that the teachers who participated in the survey and the course do not follow a method with established criteria for evaluating and selecting DERs. Instead, they use criteria such as curricular content, grade-level compatibility, and graphic quality. These criteria align with those adopted by the Integrated Center for Brazilian Education (CIEB) and taught in the training course developed as part of this research. According to the teachers' feedback, the method is simple, easy to understand, and meets the evaluation needs for selecting DERs. Consequently, the courses developed within the context of this master's research should be emphasized on a national scale and integrated into teacher training programs, as the results highlight existing gaps in teacher training opportunities. As future work, it is anticipated that the training course developed from this research will be expanded to include more comprehensive methods for evaluating and selecting DERs and will be offered more broadly to support the ongoing professional development of teachers.
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