Percepções do mundo mais-que-humano nos livros didáticos do PNLD de 2021
Resumo
Resumo: No âmbito educativo, o livro didático se tornou um dos recursos de ensino mais acessados na vida escolar, contribuindo tanto como um ponto de apoio para o professor, auxiliando em seu planejamento docente, quanto no desenvolvimento das aulas, podendo ser empregado como uma possibilidade de ensino-aprendizagem para os alunos ao longo do seu processo de construção de conhecimento. Tendo em vista um potencial formador dos livros didáticos para formação do sujeito ecológico, o presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre os seres humanos e o mundo mais-que-humano em livros didáticos do ensino médio, pertencentes ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. Pautando-se no horizonte filosófico da ecofenomenologia e nas epistemologias ecológicas, buscamos autores que dão primazia para uma ontologia simétrica entre os humanos e mundo mais-que-humano, aqui compreendido como todos os seres e coisas que fazem parte da nossa coexistência: plantas, animais, vento, sol, areia, temporalidade, tecnologia, texturas, cheiros, sabores entre outros fluxos que produzem afetações. Desta forma, estruturamos o presente estudo de modo a perpassar por todas as temáticas que circundam essa indagação. As obras didáticas estudadas pertencem ao objeto 2 da editora FTD Educação, que foi o material didático selecionados pela Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR), no PNLD de 2021, para ser adotado no ensino médio das escolas públicas do estado, durante os anos de 2022 a 2025. Definido o corpus de análise, procedemos com a análise de conteúdo a partir de três categorias a priori que representam as relações investigadas: antropocêntrica, biocêntrica e senciocêntrica. Além disso, durante o estudo do referencial teórico, propusemos três subcategorias a partir da antropocêntrica, sendo elas a de desenvolvimentos sustentável, utilitarista e de soberania social, além de mais três subcategorias que partiram da perspectiva senciocêntrica: partilha, educação da atenção e multissensorialidades. Após a análise qualitativa a partir das nove categorias a priori e emergentes, a produção dos dados resultou em 1.018 unidades de significado. Percebeu-se que a perspectiva antropocêntrica é a mais frequente, gerando preocupação, uma vez que, com essa predominância acaba influenciando na forma como os conteúdos serão apresentados, interpretados e assimilados. Durante essa etapa de interpretação, nos debruçamos novamente sobre o referencial teórico apresentado para que pudéssemos compreender o que os dados nos revelavam. Assim, espera-se que esse trabalho possa contribuir significativamente para as pesquisas sobre a educação ambiental nos livros didáticos, refletindo sobre suas potencialidades e fragilidades, enquanto material formador e recurso didático capaz de promover momentos de discussão sobre nossa relação com o mundo mais-quehumano. Abstract: In the educational sphere, the textbook has become one of the most accessed teaching resources in school life, contributing both as a point of support for the teacher, assisting in their teaching planning, and in the development of classes, and can be used as a possibility of teaching-learning for students throughout their knowledge construction process. Bearing in mind the formative potential of textbooks for the formation of the ecological subject, the present work aimed to investigate the relationships between human beings and the more-than-human world in high school textbooks, belonging to the National Book and of the Didactic Material (PNLD) of 2021. Based on the philosophical horizon of ecophenomenology and ecological epistemologies, we seek authors who give priority to a symmetric ontology between humans and the more-thanhuman world, here understood as all beings and things that are part of our coexistence: plants, animals, wind, sun, sand, temporality, technology, textures, smells, flavors among other flows that produce affects. In this way, we structured the present study to cover all the themes that surround this inquiry. The didactic works studied belong to object 2 of the publisher FTD Educação, which was the teaching material selected by the Department of Education and Sports of Paraná (SEED-PR), in the PNLD of 2021, to be adopted in secondary education in public schools in the state, during the years 2022 to 2025. Having defined the corpus of analysis, we proceeded with content analysis based on three a priori categories that represent the relationships investigated: anthropocentric, biocentric and sentiocentric. Furthermore, during the study of the theoretical framework, we proposed three subcategories from the anthropocentric perspective, namely sustainable, utilitarian and social sovereignty developments, in addition to three more subcategories that came from the sentiocentric perspective: sharing, attention education and multisensorialities. After qualitative analysis based on the nine a priori and emerging categories, data production resulted in 1,018 units of meaning. It was noticed that the anthropocentric perspective is the most frequent, generating concern, since this predominance ends up influencing the way in which content will be presented, interpreted and assimilated. During this interpretation stage, we looked again at the theoretical framework presented so that we could understand what the data revealed to us. Thus, it is expected that this work can contribute significantly to research on environmental education in textbooks, reflecting on its potentialities and weaknesses, as a training material and teaching resource capable of promoting moments of discussion about our relationship with the world more than -human.
Collections
- Dissertações [30]