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    Plataformas educacionais digitais para alunos com transtorno do espectro autista : uma investigação na perspectiva dos professores de matemática do ensino fundamental

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    R - D - ANDREIA MELANIA MOTTER YABUSHITA.pdf (1.558Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Yabushita, Andréia Melânia Motter
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O uso de plataformas educacionais digitais tem se consolidado nas práticas pedagógicas da Educação Básica, especialmente no ensino de Matemática. No entanto, sua aplicação com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda apresenta desafios que envolvem desde a adaptação dos conteúdos até o suporte necessário para sua implementação. O objetivo desta pesquisa é investigar a percepção de professores de Matemática da rede pública estadual sobre o uso dessas plataformas no ensino de estudantes com TEA, nos anos finais do Ensino Fundamental, analisando suas potencialidades e limitações no contexto da inclusão escolar. Para alcançar esse objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas aplicadas a professores de um município do oeste do Paraná. Os dados foram organizados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), resultando em três categorias: percepção adquirida a partir das vivências em sala de aula, necessidade de capacitação docente e recomendações para implementação das plataformas para estudantes com TEA. Entre os aspectos positivos relatados, destacam-se a interatividade, o caráter lúdico e o potencial de personalização do ritmo de aprendizagem. Já os entraves apontados incluem a falta de formação específica, dificuldades técnicas e inadequação de algumas funcionalidades às necessidades dos estudantes com TEA. Espera-se, com isso, ampliar o debate sobre o uso crítico e contextualizado de plataformas educacionais digitais na educação inclusiva e contribuir com reflexões voltadas à formação docente e à melhoria das condições de ensino para estudantes neurodivergentes
     
    Abstract: The use of digital educational platforms has been consolidated in pedagogical practices within Basic Education, especially in the teaching of Mathematics. However, their application to students with Autism Spectrum Disorder (ASD) still presents challenges, ranging from content adaptation to the necessary technical and pedagogical support. The objective of this study is to investigate the perception of public school Mathematics teachers regarding the use of these platforms in teaching students with ASD in the final years of elementary school, analyzing their potential and limitations within the context of inclusive education. To achieve this objective, a qualitative approach was adopted, with semi-structured interviews conducted with teachers from a municipality in western Paraná. The data were organized and analyzed using Discursive Textual Analysis (DTA), resulting in three categories: perception acquired from classroom experiences, need for teacher training, and recommendations for the implementation of platforms for students with ASD. Among the positive aspects reported are interactivity, a playful character, and the potential for personalized learning pace. The challenges include lack of specific training, technical difficulties, and limitations in adapting platform features to the needs of students with ASD. This study aims to broaden the debate on the critical and contextualized use of digital educational platforms in inclusive education and to contribute to reflections on teacher training and the improvement of teaching conditions for neurodivergent students
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96779
    Collections
    • Dissertações [35]

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