Experiências estéticas a partir da abordagem fenomenológica na educação em astronomia
Resumo
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal compreender de que modo as experiências estéticas se mostram a partir de uma observação astronômica para Educação em Astronomia. Partimos da fenomenologia e seus precursores, iniciando por Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia, e prosseguindo com Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e Maurice Merleau-Ponty, conforme o desenvolvimento da tradição fenomenológica. Também apresentaremos a tradição da educação fenomenológica, considerando como a educação pode ser inspirada em tais fenomenólogos. A abordagem fenomenológica mostra-se como um caminho possível na Educação em Ciências, visto que ela privilegia a experiência sensorial, considerando-a como uma base inicial importante para, então, partir para os modelos científicos e conceitos abstratos. Vinculada à noção de fenomenologia, está a experiência estética, que trata-se de uma experiência sensorial na qual o sujeito se relaciona com um determinado fenômeno ou objeto. Nesse sentido, abordaremos como a experiência estética se apresenta na Educação em Ciências, por um viés fenomenológico, na perspectiva de Edvin Østergaard, buscando entender, também, como a experiência estética se apresenta na Educação em Astronomia a partir da fenomenologia. Com o intuito de interpretar como a experiência estética se articula à Educação em Astronomia a partir de observações astronômicas, realizamos uma experiência de observação astronômica com o uso do telescópio. Nesse sentido, participaram da observação astronômica quatro adultos e três crianças, sendo a observação aberta ao público em geral. Para a observação astronômica foi feita uma gravação de áudio e vídeo, buscando gravar e anotar os detalhes da observação astronômica feita pelos indivíduos e sua interação com o telescópio e o ambiente. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), uma metodologia de cunho qualitativo que busca a compreensão dos fenômenos investigados a partir de um processo sistemático das informações. Os resultados da ATD mostram que, no decorrer da observação astronômica, há elementos caracterizados como uma experiência estética, mas que não são em sua maioria. Houve, também, momentos caracterizados como uma reversão ontológica. Isso possivelmente ocorreu porque a observação astronômica aqui retratada não era fenomenológica, mas tradicional Abstract: The main objective of this dissertation is to understand how aesthetic experiences are shown through astronomical observation for Astronomy Education. We start from phenomenology and its precursors, starting with Edmund Husserl, the founder of phenomenology, and continuing with Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre and Maurice Merleau-Ponty, according to the development of the phenomenological tradition. We will also introduce the tradition of phenomenological education, considering how education can be inspired by these phenomenologists. The phenomenological approach appears to be a possible path in Science Education, since it privileges the sensory experience, considering it as an important initial basis for then moving on to scientific models and abstract concepts. Linked to the notion of phenomenology, it is an aesthetic experience, which is a sensorial experience in which the subject relates to a certain object or object. In this sense, we will address how the aesthetic experience is presented in Science Education, from a phenomenological perspective, from Edvin Østergaard's perspective, also seeking to understand how the aesthetic experience is presented in Astronomy Education from phenomenology. In order to interpret how the aesthetic experience is articulated with Astronomy Education from astronomical observations, we carried out an astronomical observation experiment using a telescope. In this sense, four adults and three children participated in the astronomical observation, with the observation being open to the general public. For the astronomical observation, an audio and video recording was made, seeking to record and write down the details of the astronomical observation made by the individuals and their interaction with the telescope and the environment. The data were analyzed using Discursive Textual Analysis (DTA), a qualitative methodology that seeks to understand the phenomena investigated from a systematic process of information. The results of the ATD show that, during the course of astronomical observation, there are elements characterized as an aesthetic experience, but that are not, for the most part, aesthetic. There were also moments characterized as an ontological reversal. This possibly occurred because the astronomical observation portrayed here was not phenomenological, but traditional
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