Análise das potencialidades da formação continuada a partir do programa "Formadores em Ação" do Estado do Paraná : aproximações e distanciamentos com as comunidades de prática
Resumo
Resumo: De modo geral, as comunidades de prática caracterizam-se por serem um grupo de pessoas que se reúnem com interesses e objetivos em comum, das quais provavelmente todos nós já fizemos parte de uma. A presente pesquisa trata-se de uma investigação no curso de formação continuada de professores ‘Formadores em Ação’ oferecido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná no ano de 2022, em uma turma de professores de ciências. A pesquisa tem como objetivo analisar um grupo de professores de Ciências participantes do curso de formação continuada Formadores em Ação, trazendo aproximações e distanciamentos sob a perspectiva das comunidades de prática. Ao investigar esse curso, podemos analisar que concepções sobre a prática docente emergem desse grupo e quais suas implicações para a formação de professores. Portanto, essa é uma pesquisa que se caracteriza por ser qualitativa, pois ela se pauta na compreensão de um curso de formação de professores. Para a coleta de dados, foram utilizados os encontros gravados, que posteriormente foram transcritos. As categorias foram previamente definidas de acordo com as características das comunidades de prática, que foram: a prática compartilhada, o objetivo em comum e o engajamento mútuo dos participantes. Como resultados foi possível observar as características que aproximam o Formadores em Ação das comunidades de prática, como: a) professor formar professor; b) grupo heterogêneo de professores; e c) participação voluntária, mas com incentivo para quem participa. No entanto, também possui características que não pertencem a uma CoP, como: a) os assuntos abordados nos encontros são previamente elaborados; b) grande engessamento de conteúdos a serem cumpridos e não ter muitos espaços para diálogos; c) não tem uma continuidade; e d) ter duração de apenas 3 meses. Com relação às categorias, a prática compartilhada foi a mais evidente e a que mais teve interações, proporcionando uma troca de experiências bastante rica. A partir dos relatos dos professores, podemos perceber que eles utilizaram das ideias dos colegas e trouxeram para as suas aulas, enriquecendo a prática pedagógica. Foi a dimensão mais significativa aos professores, porque esse compartilhamento partia deles, não era algo que vinha preparado. Já o engajamento mutuo dos participantes ficou levemente prejudicado devido ao fato da formação acontecer online, algumas câmeras permaneceram desligadas em vários momentos e a interação é menor nessas situações, mas ainda assim, foi perceptível a vontade e o interesse que a maioria apresentava. O objetivo em comum apareceu nos momentos que a turma era dividida em grupos, possibilitando uma maior e melhor interação e discussões entre os professores sobre a atividade que deveriam desenvolver. Abstract: In general, communities of practice are characterized by being a group of people who come together with common interests and objetives, of which we have probably all been part of one. The present research is an investigation into the continuing teacher training course ‘Formadores em Ação’ offered by the Paraná State Department of Education in 2022, in a class of science teachers. The research aims to analyze a group of Science teachers participating in the Formadores em Ação continuing education course, bringing approaches and distances from the perspective of communities of practice. By investigating this course, we can analyze what conceptions about teaching practice emerge from this group and what their implications are for teacher training. Therefore, this is a research that is characterized by being qualitative, as it is based on the understanding of a teacher training course. For data collection, recorded meetings were used, which were later transcribed. The categories were previously defined according to the characteristics of the communities of practice, which were: shared practice, common objective and mutual engagement of participants. As a result, it was possible to observe the characteristics that bring Formadores em Ação closer to communities of practice, such as: a) teacher training teacher; b) heterogeneous group of teachers; and c) voluntary participation, but with incentives for those who participate. However, it also has characteristics that do not belong to a CoP, such as: a) the subjects covered in the meetings are previously elaborated; b) great rigidity of content to be fulfilled and not having many spaces for dialogue; c) does not have continuity; and d) lasts only 3 months. Regarding the categories, shared practice was the most evident and had the most interactions, providing a very rich exchange of experiences. From the teachers reports, we can see that they used their colleagues’ ideas and brought them to their classes, enriching their pedagogical practice. It was the most significant dimension for teachers, because this sharing came from them, it was not something they came prepared for. The participants’ mutual engagement was slightly hampered due to the fact that the training took place online, some cameras remained off at various times and interaction was less in these situations, but even so, the desire and interest that the majority showed was noticeable. The common objective appeared when the class was divided into groups, enabling greater and better interaction and discussions between teachers about the activity they should develop.
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