As pesquisas em ensino de ciências e neurociência cognitiva no contexto brasileiro : um panorama dos últimos 10 anos
Resumo
Resumo: A "Década do Cérebro" nos anos 1990 consolidou o campo das neurociências, intensificando o interesse em entender como o cérebro processa a aprendizagem. A interface entre neurociência e educação mostrou-se promissora, mas ainda incipiente, com divergências sobre suas implicações, limitações e potenciais. Este trabalho contribuiu para uma análise da pesquisa em neurociência e educação no Brasil, com foco no ensino de Ciências na última década. A Revisão Sistemática de Literatura foi utilizada como referencial teórico-metodológico. O problema de pesquisa que orientou este trabalho foi: Que neurociências são essas que se mostram nas pesquisas brasileiras da área de ensino de Ciências? Para responder a essa pergunta, inicialmente foi realizada uma revisão sistemática piloto focada na interação entre neurociência e ensino de Física (2012-2022), como uma forma de validar a metodologia de análise empregada. Foram utilizadas as bases de dados Scielo, Periódicos Capes e Caderno Brasileiro de Ensino de Física, resultando em 5 artigos analisados. Esse estudo identificou quatro tendências principais: a inclusão progressiva da neurociência na formação de professores de Física, o esforço em harmonizar teorias do desenvolvimento cognitivo com metodologias de ensino da Física, o aumento na disseminação de estudos e a abordagem transdisciplinar. Essas tendências indicaram um futuro promissor para a confluência entre neurociência e ensino de Física no Brasil. Diante dos resultados do estudo piloto, foi necessário ampliar a pesquisa para abranger o ensino de Ciências em geral (2013-2023). O objetivo geral deste trabalho foi compreender as neurociências que emergiram nas pesquisas em ensino de Ciências no Brasil nos últimos dez anos (2013-2023). Os objetivos específicos incluíram: elaborar um referencial teórico sobre a interface entre neurociência e educação; e identificar e analisar as tendências das pesquisas sobre neurociência aplicada ao ensino de Ciências no Brasil, considerando publicações entre 2013 e 2023. A pesquisa principal utilizou as bases de dados Scielo e Periódicos Capes, resultando em 18 artigos analisados. Esta revisão revelou a importância da alfabetização científica, a integração entre neurociências e ensino de Ciências, a associação entre neurociência e teorias pedagógicas, inovações pedagógicas e iniciativas práticas baseadas em neurociência. Comparando os resultados do estudo piloto e da pesquisa principal, percebeu-se uma congruência nos objetivos de integrar a neurociência ao contexto educacional, destacando a interdisciplinaridade como um tema central. No entanto, essas possíveis convergências ainda precisam ser mais bem discutidas, implicando um diálogo entre os teóricos de ambas as áreas. Abstract: The "Decade of the Brain" in the 1990s consolidated the field of neuroscience, intensifying the interest in understanding how the brain processes learning. The interface between neuroscience and education has shown promise, but is still incipient, with divergences about its implications, limitations, and potential. This work contributed to an analysis of neuroscience and education research in Brazil, with a focus on Science teaching in the last decade. The Systematic Literature Review was used as a theoretical-methodological framework. The research problem that guided this work was: What neurosciences are these that are shown in Brazilian research in the area of Science teaching? To answer this question, a pilot systematic review focused on the interaction between neuroscience and Physics teaching (2012-2022) was initially carried out, as a way to validate the analysis methodology used. The Scielo, Periódicos Capes, and Caderno Brasileiro de Ensino de Física databases were used, resulting in 5 analyzed articles. This study identified four main trends: the progressive inclusion of neuroscience in Physics teacher training, the effort to harmonize theories of cognitive development with Physics teaching methodologies, the increase in the dissemination of studies, and the transdisciplinary approach. These trends indicated a promising future for the confluence between neuroscience and Physics teaching in Brazil. Given the results of the pilot study, it was necessary to expand the research to cover Science teaching in general (2013-2023). The general objective of this work was to understand the neurosciences that emerged in science teaching research in Brazil in the last ten years (2013-2023). The specific objectives included: developing a theoretical framework on the interface between neuroscience and education; and identifying and analyzing trends in research on neuroscience applied to Science teaching in Brazil, considering publications between 2013 and 2023. The main research used the Scielo and Periódicos Capes databases, resulting in 18 articles analyzed. This review revealed the importance of scientific literacy, the integration of neuroscience and science teaching, the association between neuroscience and pedagogical theories, pedagogical innovations, and practical initiatives based on neuroscience. Comparing the results of the pilot study and the main research, a congruence was observed in the objectives of integrating neuroscience into the educational context, highlighting interdisciplinarity as a central theme. However, these possible convergences still need to be further discussed, implying a dialogue between theorists from both areas.
Collections
- Dissertações [34]