Análise de livros didáticos de ciências da natureza : um olhar necessário para a educação em saúde
Resumo
Resumo: Durante a pandemia de Covid-19 diversos meios para cessar a disseminação do vírus foram necessários, incluindo o distanciamento social, para manter o contato houve um aumento da utilização das redes sociais, impactando em um aumento de fake news. São notícias caracterizadas por propagarem conteúdos não verdadeiros, ou mentiras, tendo a área da saúde e a ciência como as maiores vítimas. Com a pandemia diversos avanços científicos, principalmente na área da saúde foram vistos, entretanto, simultaneamente cresceram os movimentos pseudocientíficos, anticientíficos e negacionistas da ciência. Esses movimentos sustentam princípios individualistas, crenças pessoais e opinativas, adulterando os fatos e evidências. Essas situações geram certa confusão na população, pois as informações não são divulgadas de maneira concreta, o que incorre em dificuldade em encontrar notícias verdadeiras. Desta forma, o Livro Didático (LD) se torna um importante peça para a divulgação de informações, visto que representa a comunidade científica no ambiente escolar, possibilitando que as ciências estejam conectadas com outros tipos de saberes, problematizando a realidade, para o desenvolvimento do pensamento criativo e crítico. No entanto, o LD de ciências, muitas vezes possui conteúdos descontextualizados, que fogem da realidade da sociedade e da vida cotidiana, estabelecendo o método científico como um conjunto de regras fixas para encontrar a verdade. Além disso, uma nova estrutura para o Ensino Médio resultou na chegada de novos livros didáticos que integram Biologia, Química e Física em um livro da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Motivos pelos quais este estudo debruça-se frente ao seguinte questionamento: "Como os livros didáticos da área de Ciências da Natureza estão abordando temas de educação em saúde?". A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, tendo em vista que a preocupação não é com a representatividade numérica do grupo estudado, mas sim com o aprofundamento da compreensão do contexto do tema escolhido. Apresentando traços de uma pesquisa descritiva documental, a coleta de dados foi realizada por meio de fragmentos textuais e imagens de livros didáticos selecionados que são utilizados pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo, que compreende a região oeste do Paraná e a cidade de Palotina, na qual encontra-se o campus da UFPR. A análise ocorreu nos LD disponíveis integralmente online. Estes materiais foram expostos à análise de conteúdo com critérios pré-estabelecidos. Como resultados me deparo com uma ES que vem sendo negligenciada, reflexo da imposição da BNCC em sua política neoliberal, que silencia este tema. Por fim, considera-se importante a aproximação de pesquisadores de ES na elaboração destes materiais e a revisão dos critérios dos editais do PNLD Abstract: During the Covid-19 pandemic, several means to stop the spread of the virus were necessary, including social distancing, to maintain contact there was an increase in the use of social networks, resulting in an increase in fake news. This is news characterized by propagating untrue content, or lies, with the health sector and science as the biggest victims. With the pandemic, several scientific advances were seen, mainly in the area of health, however, pseudoscientific, anti-scientific and science denialist movements grew simultaneously. These movements support individualistic principles, personal and opinionated beliefs, distorting facts and evidence. These situations generate some confusion among the population, as information is not disseminated in a concrete manner, which makes it difficult to find true news. In this way, the Textbook (LD) becomes an important piece for the dissemination of information, as it represents the scientific community in the school environment, enabling science to relate to other types of knowledge, problematizing reality, for the development of creative and critical thinking. However, science textbooks often have decontextualized content, which deviates from the reality of society and everyday life, establishing the scientific method as a set of fixed rules for finding the truth. Furthermore, a new structure for High School resulted in the arrival of new textbooks that integrate Biology, Chemistry and Physics into a book in the area of Natural Sciences and their Technologies. Reasons why this study addresses the following question: "How are textbooks in the area of Natural Sciences addressing health education topics?". The research is characterized as qualitative research, considering that the concern is not with the numerical representation of the group studied, but with deepening the understanding of the context of the chosen topic. Presenting traces of a descriptive documentary research, data collection was carried out through textual fragments and images from selected textbooks that are used by the Toledo Regional Education Center, which comprises the western region of Paraná and the city of Palotina, in which is the UFPR campus. The analysis took place in textbooks available entirely online. These materials were exposed to content analysis with pre-established criteria. As a result, I come across an ES that has been neglected, a reflection of the imposition of the BNCC in its neoliberal policy, which silences this topic. Finally, it is considered important to bring HE researchers closer together in preparing these materials and reviewing the criteria in the PNLD notices
Collections
- Dissertações [30]