40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 1481
-
O processo de produção do conhecimento histórico e o novo ensino médio : a ideologia neoliberal na Base Nacional Comum Curricular e no referencial curricular do Paraná
(2024)Resumo: Este trabalho de investigação tem como objeto de estudo o processo de produção do conhecimento histórico desenvolvido no ambiente escolar, por meio do ensino de História – a Didática da História - de professoras e ... -
Novas formas e modos de governança e a gestão da educação e da escola pública : enigmas da esfinge neoliberal contemporânea
(2024)Resumo: Esta tese integra a linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná. A investigação tem por objeto de estudo a Gestão Democrática (GD) da ... -
Vozes em evasão : uma abordagem dialógica ao corpo transgênero
(2022)Resumo: Este estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), baseia-se na teoria formulada por Bakhtin e o ... -
Formação do professor-leitor : os sentidos atribuídos às leituras e as suas histórias de leituras
(2024)Resumo: O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição de 2018, indicou que o Brasil tem baixa proficiência em leitura se comparado com outros 78 países que participaram da avaliação. Segundo os ... -
As emoções e suas implicações na qualidade de vida de estudantes de uma universidade aberta da pessoa idosa
(2023)Resumo: Os estudos sobre o envelhecimento humano têm sido valorizados na comunidade científica, haja vista que as projeções sobre o crescimento da população idosa apontam para um aumento significativo para o Brasil e para ... -
Educação policial militar : dimensões psicossociais na construção de práticas profissionais
(2024)Resumo: A educação policial militar no Brasil é objeto de exploração em pesquisas científicas anteriores, notadamente realizadas com gestores de ensino e enfatizando aspectos das dimensões curriculares. Esta pesquisa, ... -
Prática pedagógica de docentes de estudantes surdos em contexto bilíngue à luz dos pressupostos teórico-metodológicos do pensamento complexo
(2024)Resumo: O estudante surdo requer em sala de aula uma diversidade de práticas pedagógicas visuais que potencialize sua capacidade de aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática pedagógica de ... -
Raça e classe na perspectiva do Movimento Escola Sem Partido (ES?P) e seus efeitos nas práticas de docentes em escolas públicas brasileiras
(2023)Resumo: A pesquisa analisa como a perspectiva conservadora do Movimento Escola Sem Partido (ES?P) - sigla usada por nós para questionar a suposta neutralidade que o movimento quer divulgar sobre si mesmo - interfere nas ... -
O corpo masculino nos slides do "Aula Paraná" : efeitos de sentidos para as aulas ciências
(2024)Resumo: Com as demandas para a Educação durante a pandemia da COVID-19, professores da rede estadual paranaense passaram a utilizar materiais pré-preparados do programa Aula Paraná. Esses materiais foram disponibilizados ... -
A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso
(1984)Resumo: Este estudo procurou analisar diferentes fatores que explicam o fracasso escolar, evidenciado na primeira série do ensino de 1º grau, enfatizando a importância dos fatores intra-escolares e dentre estes a qualificação ... -
A consideração de procedimentos dedutivos e indutivos na formação de professores de matemática
(2000)Resumo: Este estudo teve como objetivos investigar a relevância que procedimentos dedutivos e indutivos podem ter para a formação do professor de matemática e identificar como tais procedimentos têm sido considerados em ... -
Ensino de história do Paraná : "as ausências a partir do excesso de presenças"
(2024)Resumo: O trabalho tem como objeto a problemática das relações entre historiografia, narrativas e a aprendizagem histórica, tendo como recorte a investigação de um estudo de caso sobre a História do Paraná no Ensino ... -
Lei do PSPN e Responsabilidade Fiscal : contradições e disputas em torno da valorização do magistério em estados e municípios brasileiros
(2024)Resumo: A Lei Federal 11.738 entrou em vigor em meados de 2008 com a expectativa de assegurar o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para o magistério com uma atualização do seu valor todos os anos, em patamares acima ... -
Contribuições da prática pedagógica de xadrez em funções cognitivas de crianças
(2024)Resumo: O presente projeto teve por objetivo apresentar como a prática do jogo de xadrez pode influenciar nas funções cognitivas de memória e atenção de crianças em idade escolar por meio de um enfoque quantitativo e ... -
O livro didático de física, um actante na educação básica : análises sob a ótica da Teoria Ator-Rede
(2024)Resumo: Os livros didáticos utilizados na Educação Básica têm grande relevância e participação na educação brasileira, propiciando o acesso ao conhecimento e oferecendo informações estruturadas e atualizadas que auxiliam ... -
A influência do clima escolar e dos jogos eletrônicos na cooperação entre crianças e adolescentes em diferentes países
(2024)Resumo: O ensino escolar historicamente privilegiou a transmissão de conteúdos e o desempenho acadêmico dos estudantes. Porém, ensinar e aprender são ações que se efetivam em grupo, por isso, o conhecimento dos mecanismos ... -
Trajetórias escolares no ensino fundamental e médio e o direito à educação : um estudo longitudinal de 2012 a 2017
(2024)Resumo: A presente pesquisa buscou analisar as trajetórias escolares de um grupo de estudantes pelo período de 2012 a 2017, a fim de verificar a materialização do direito à educação. Esta temática está inserida no campo ... -
O componente curricular Projeto de Vida no novo ensino médio no Estado do Paraná : uma análise das implicações para o trabalho docente
(2024)Resumo: A Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415/2017, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), são resultado de um cenário político de intensas disputas por hegemonia que incidiram em mudanças ... -
Adolescentes e jovens com restrição e ou alergia alimentar : percepções sobre o bullying e o suporte social no ambiente escolar
(2024)Resumo: O bullying não é apenas uma brincadeira inocente; é uma ação perversa com repercussões sérias, incluindo ansiedade, depressão e dificuldades no aprendizado. A vulnerabilidade pode ser ainda maior para alunos com ...