40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 1539
-
"Um verdadeiro globetrotter da educação física" : as viagens pedagógicas de Germano Bayer no processo de renovação da educação física paranaense (1948-1970)
(2025)Resumo: Este estudo aborda as viagens pedagógicas do professor Germano Bayer, sobretudo as realizadas à Europa entre os anos de 1952 e 1954, período em que frequentou o Real Instituto de Educação Física de Estocolmo (GCI) ... -
O método Dalcroze na educação musical de pessoas idosas : aspectos cognitivos e qualidade de vida
(2025)Resumo: Embora o declínio cognitivo seja um aspecto natural do envelhecimento, é evidente que pessoas idosas que se mantêm fisicamente ativas apresentam maiores capacidades cognitivas. Atribuir mais vida aos anos engloba ... -
A sociologia no currículo do Atheneu Sergipense (1892-1926) : tornando-se uma disciplina escolar
(2025)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a criação e manutenção da disciplina de sociologia no currículo do ensino secundário do Atheneu Sergipense, localizado em Aracaju SE. A pesquisa se concentra no ... -
Educação performativa em discurso : o que dizem os estudantes de licenciatura em Pedagogia da UFPR
(2025)Resumo: A pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa, Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades da Universidade Federal do Paraná, em parceria com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ... -
Corpo em movimento : a compreensão da criança sobre o esporte em jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental
(2025)Resumo: O esporte, patrimônio histórico da humanidade, pode estar presente no cotidiano infantil, desde as práticas educativas escolares até em momentos de lazer, ao tornar se perceptível em gestos e movimentos corporais, ... -
Estratégias de interação verbal entre professoras e crianças : relações com compreensões e intencionalidade pedagógica no cotidiano da educação infantil
(2025)Resumo: Esta tese, vinculada à linha de pesquisa Processos Psicológicos em Contextos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, aborda uma lacuna na relação entre as estratégias de interação verbal ... -
Compreensão de textos literários : do ensino explícito ao uso consciente e autônomo de estratégias de leitura
(2025)Resumo: Este trabalho tematiza as estratégias de compreensão leitora a partir da leitura de textos literários produzidos para a infância. Tem como objetivo avaliar se o ensino de estratégias de compreensão leitora em sala ... -
Privatização da oferta da educação infantil junto ao setor privado lucrativo no Estado do Paraná (2008-2023)
(2025)Resumo: Esta pesquisa, inscrita na linha de Políticas Educacionais, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve como objetivo mapear e analisar o fenômeno da privatização ... -
Mãe e cidadã, representações da mulher ideal em circulação na Revista do Centro Paranaense Feminino de Cultura nos anos de 1970
(2025)Resumo: Esta dissertação investiga, por meio das páginas da Revista do Centro Paranaense Feminino de Cultura (publicada em Curitiba), representações femininas que concorreram para o esboço da figura da mulher curitibana ... -
O componente "prática escolar" no programa de estudos da Escola Normal do Paraná (1907-1928) : continuidades e transformações no modo de pensar a formação de professoras para a escola primária
(2025)Resumo: A pesquisa busca compreender o aparecimento da rubrica de Prática Escolar no programa da Escola Normal do Paraná, em 1907, e suas transformações até 1928. São analisados os debates, propostas e ações voltados à ... -
O ensino por investigação como abordagem didática na licenciatura em física : contribuições para a formação inicial de professores
(2025)Resumo: O presente trabalho objetivou analisar as perspectivas mobilizadas por licenciandos em Física em um contexto formativo de Ensino Superior envolvendo atividades experimentais investigativas. A motivação do estudo ... -
Formação de professores na extensão universitária : uma análise a partir de unidades cronotópicas de memória
(2025)Resumo: O foco deste estudo foi compreender, diagnosticar e dimensionar os impactos dos processos formativos da extensão universitária na construção da subjetividade de profissionais licenciadas(os) em Letras Espanhol ou ... -
Escola Sem Partido, Escolarização Domiciliar e Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares : estratégias narrativas na desvalorização dos docentes (2014/2024)
(2025)Resumo: O presente trabalho analisa a relação entre o Escola Sem Partido, a Escolarização domiciliar e o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares com o uso de estratégias narrativas voltadas à desvalorização da atuação ... -
Paranaguá e as epidemias, entre o império e a república : determinações governamentais, ações médicas, educação da população (1889-1908)
(2025)Resumo: Esta tese tem como objetivo entender como ações educativas fizeram parte das medidas que tentaram impedir a difusão de doenças epidêmicas na cidade portuária de Paranaguá (porto sob administração do governo central), ... -
Infraestrutura em escolas do ensino primário de Moçambique : um estudo de caso nos distritos de Beira, Marromeu e Búzi
(2025)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar se há garantia da igualdade e qualidade na oferta de infraestrutura escolar por meio de estudo de caso em algumas escolas primárias dos distritos da Beira, de Marromeu ... -
Práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais do clero católico no Estado do Paraná
(2024)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os aspectos educativos que podem ser revelados nas atividades desenvolvidas por presbíteros do clero católico no estado do Paraná, junto às paróquias e comunidades em ... -
Vidas Secas e ressonâncias enunciativas : a pedagogia de letramento sociointeracional crítico na formação do aluno-leitor do ensino médio
(2025)Resumo: Pensar a formação do leitor crítico implica considerar a formação cidadã. Em meus anos de experiência em sala de aula, observei que os alunos do ensino médio sentiam dificuldades em questionar a si mesmos a partir ... -
Política de ingresso e permanência na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC : análise do processo de formulação e implementação de políticas e ações afirmativas na graduação (2008–2017)
(2023)Resumo: Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa Ações Afirmativas na América Latina: Brasil, Argentina, México, Colômbia, Bolívia e Uruguai, que faz parte de uma proposta mais ampla do PrInt UFPR intitulada "Relações ... -
A formação continuada de professores de educação física no Estado do Paraná como possibilidade de avanços para uma educação antirracista
(2025)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as perspectivas dos professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino do Paraná em relação à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e desenvolver, a ... -
Do assistencialismo ao abandono assistido : a reestruturação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático do Ensino Médio (PNLD/EM) no contexto da Base Nacional Comum Curricular e da Lei nº 13.415 de 2017
(2025)Resumo: A partir do ano de 2017, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) passou por uma das maiores reestruturações em seus 30 anos de existência. As mudanças visaram, principalmente, a adequar os livros e materiais ...