Compreensão de textos literários : do ensino explícito ao uso consciente e autônomo de estratégias de leitura
Resumo
Resumo: Este trabalho tematiza as estratégias de compreensão leitora a partir da leitura de textos literários produzidos para a infância. Tem como objetivo avaliar se o ensino de estratégias de compreensão leitora em sala de aula, por meio de oficinas de leitura literária, nos anos iniciais do ensino fundamental, pode contribuir para o uso consciente e autônomo dessas estratégias por parte das(os) estudantes. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Harvey e Goudvis (2017); Girotto e Souza (2010); Souza (2019); Solé (1998); Kato (1990), Kleiman (2002), Leffa (1996ª; 1996b); Smith (1989); Pressley (2002); Duke e Pearson (2002) Owocki (2003); Cosson (2019; 2020a; 2020b); Colomer (2007; 2017); Azevedo (2004); Cerrillo, Larrañaga e Yubero (2002); Bajour (2020); Marcuschi (2008), entre outras(os). De cunho essencialmente qualitativo, a pesquisa-ação foi adotada como opção metodológica para que a professora-pesquisadora colocasse em prática oficinas de leitura literária e de estratégias de compreensão em uma turma de quinto ano do ensino fundamental, em um colégio particular da cidade de Curitiba. As oficinas seguiram as etapas sugeridas por Harvey e Goudvis (2017); Girotto e Souza (2010) e Souza (2019): modelagem, prática guiada, prática colaborativa, prática independente e avaliação. Foram lidas quatro obras literárias produzidas para a infância durante a realização das oficinas. Os dados foram coletados a partir dos registros feitos pelas(pelos) estudantes nos gráficos organizadores, nos momentos das práticas guiadas, e em seus cadernos de literatura, durante a prática independente, a fim de avaliar se, a partir do ensino explícito das estratégias de leitura durante as oficinas de leitura literária, as(os) estudantes passaram a usar de modo consciente e autônomo essas estratégias e, consequentemente, aprimoraram a compreensão leitora e ampliaram o letramento literário. Os resultados apontaram que houve envolvimento positivo das(os) estudantes durante toda a aplicação da pesquisa de campo e que as aulas de literatura se constituíram como momentos singulares de leitura compartilhada e espaço livre e acolhedor para falar, ouvir, sentir, partilhar ideias e emoções. O comprometimento em realizar os registros acerca do que pensavam durante a leitura mereceu destaque, indicando o que Solé (1998) nomeia de atitude emocional, ou seja, disposição em se envolver nas tarefas de leitura. Logo, formou-se em sala de aula uma comunidade de leitores (Cosson, 2020a), pois as crianças-leitoras passaram por um processo de apropriação da literatura, tornando próprio o que era alheio. Por isso, a análise dos dados foi ampla e permitiu observar que elas passaram a fazer uso consciente e autônomo das estratégias, na leitura de textos literários, buscando a compreensão Abstract: This study explores reading comprehension strategies through literary texts produced for children. It aims to assess whether teaching reading comprehension strategies in the classroom, through literary reading workshops in the early years of elementary school, it can contribute to students' conscious and autonomous use of these strategies. The theoretical framework is based on studies by Harvey and Goudvis (2017); Girotto and Souza (2010); Souza (2019); Solé (1998); Kato (1990); Kleiman (2002); Leffa (1996a; 1996b); Smith (1989); Pressley (2002); Duke and Pearson (2002); Owocki (2003); Cosson (2019; 2020a; 2020b); Colomer (2007; 2017); Azevedo (2004); Cerrillo, Larrañaga, and Yubero (2002); Bajour (2020), Marcuschi (2008) among others. Essentially qualitative in nature, the action research was adopted as a methodological approach, allowing the teacher-researcher to implement literary reading and comprehension strategy workshops in a fifth-grade class at a private school in Curitiba. The workshops followed the stages suggested by Harvey and Goudvis (2017); Girotto and Souza (2010), and Souza (2019): modeling, guided practice, collaborative practice, independent practice, and assessment. Four narratives written for children were read during the workshops. Data were collected from students' records in graphic organizers during guided practice sessions and in their literature notebooks during independent practice, to evaluate whether explicit teaching of reading strategies in the literary reading workshops led students to consciously and autonomously use these strategies, thereby improving reading comprehension and expanding literary literacy. The results indicated a positive engagement of students throughout the field research, and the literature classes became unique moments of shared reading and a free and welcoming space for speaking, listening, feeling, and sharing ideas and emotions. The commitment to recording their thoughts during reading was noteworthy, aligning with what Solé (1998) calls an emotional attitude, that is, a willingness to engage in reading tasks. As a result, a community of readers (Cosson, 2020a) was formed in the classroom, as young readers went through a process of literary appropriation, making what was once foreign their own. Thus, the data analysis was comprehensive and revealed that students began to use reading strategies consciously and autonomously when reading literary texts, striving for comprehension
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