• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Corpo em movimento : a compreensão da criança sobre o esporte em jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - RAFAEL LUIS LEGARREA DE SIQUEIRA.pdf (3.670Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Siqueira, Rafael Luis Legarrea de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O esporte, patrimônio histórico da humanidade, pode estar presente no cotidiano infantil, desde as práticas educativas escolares até em momentos de lazer, ao tornar se perceptível em gestos e movimentos corporais, em símbolos, nos diálogos, entre outros fatores integrantes de nossa cultura. A presente pesquisa se concentrou no ambiente escolar, contexto em que o esporte se configura também como abordagem pedagógica e prática de movimento, na utilização de jogos e brincadeiras, ferramentas educacionais para a realização do trabalho pedagógico com o esporte, enquanto alternativa de vivências corporais para a criança. Ao considerar esse cenário, teve-se como objetivo geral, analisar como as crianças, vinculadas aos anos iniciais do ensino fundamental, compreendem o esporte em jogos e brincadeiras com o corpo em movimento. O grupo estudado foi selecionado de forma intencional devido ao acesso às práticas educativas de uma escola privada no município de Colombo/PR. Em relação aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com a utilização da técnica de observação participante, que envolveu o registro de gestos e movimentos das crianças nas atividades propostas, bem como suas narrativas, percepções e reflexões, como produção de dados dessa pesquisa. Em tais intervenções pedagógicas, identificou-se o uso de uma linguagem por parte delas. O esporte como forma de linguagem. Gestos, movimentos e expressividade, constituído de elementos, códigos e símbolos. Uma forma de comunicação que se pode dizer, universal. O universo do esporte e suas linguagens
     
    Abstract: Sport, a historical heritage of humanity, can be present in children's daily lives, from educational practices in schools to leisure moments, becoming perceptible in gestures and bodily movements, in symbols, in dialogues, among other factors that are integral to our culture. The present research focused on the school environment, a context in which sport also constitutes a pedagogical approach and movement practice, using games and play, educational tools for conducting pedagogical work with sport, as an alternative for bodily experiences for children. Considering this scenario, the general objective was to analyze how children, linked to the initial years of elementary education, understand sport in games and play with their bodies in motion. The studied group was intentionally selected due to access to the educational practices of a private school in the municipality of Colombo/PR. Regarding the methodological procedures, it was a qualitative research of an ethnographic nature, with the use of the participant observation technique, which involved the recording of gestures and movements of the children in the proposed activities, as well as their narratives, perceptions and reflections, as the production of data from this research. In such pedagogical interventions, the use of a language by them was identified. Sport as a form of language. Gestures, movements and expressiveness, consisting of elements, codes and symbols. A form of communication that can be said to be universal. The universe of sport and its languages
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97155
    Collections
    • Dissertações [1014]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV