Formação de professores na extensão universitária : uma análise a partir de unidades cronotópicas de memória
Resumo
Resumo: O foco deste estudo foi compreender, diagnosticar e dimensionar os impactos dos processos formativos da extensão universitária na construção da subjetividade de profissionais licenciadas(os) em Letras Espanhol ou Português/Espanhol, além de problematizar como a pluralidade de perfis e trajetórias têm espaço no âmbito dos programas e projetos de extensão universitária, a partir da análise do projeto Formação em Idiomas para Fins Acadêmicos/Formação em Idiomas para a Vida Universitária (IFA/FIVU) e seus impactos junto à comunidade universitária em formação e para a comunidade atendida. Para atingir esse objetivo geral, a proposta foi a de construir objetivos específicos que permitissem responder à pergunta de pesquisa e atingir o objetivo geral proposto, começando por analisar a percepção sobre processos formativos em âmbito extensionista, a partir da memória de egressas, além de discutir as concepções de linguagem e ensino que tensionam o discurso sobre as suas práticas. Somado a isso, buscou-se, neste estudo, avaliar de que forma a práxis do IFA/FIVU reverbera no cronotopo atual, a partir dos enunciados produzidos pelas coparticipantes e, por fim, refletir sobre os impactos que a formação inicial acompanhada, mediada e orientada tem na carreira de professoras(es) de espanhol. Os dados desta pesquisa foram gerados a partir de um roteiro-base de perguntas abertas (Poupart, 2014), usadas para orientar as interações entre pesquisador e coparticipantes, entrevistadas uma a uma, em diferentes momentos do cronotopo desta pesquisa e através de diferentes suportes, ora de forma virtual, ora de forma presencial. Realiza-se aqui uma pesquisa narrativa (Vilela et al., 2021; Guerra et al., 2022; Sena et al., 2024), qualitativa, empregada neste estudo de forma a dar suporte à análise e discussão das unidades cronotópicas de memória das coparticipantes, constituintes das narrativas memorialísticas (Drawin, 2023) gravadas e transcritas para esse fim. Para a análise dos dados gerados (enunciados das coparticipantes), utilizou-se a Análise Dialógica do Discurso (Brait, 2006; 2008), considerando quatro eixos analíticos elaborados a partir da relação entre dados e objetivos de pesquisa, de forma a construir uma análise coerente com a proposta apresentada e materializada nesta tese em primeira pessoa e em perspectiva escrevivente (Evaristo, 2007; 2020). O referencial teórico utilizado parte dos estudos do Círculo de Bakhtin, valendo-se de distintos postulados teóricos, dos quais se destacam enunciado (Bakhtin, 1997), exotopia (Bakhtin, 1997), excedente de visão (Bakhtin, 1997), responsividade ativa (Bakhtin, 1997), alteridade constitutiva (Bakhtin, 1997), vozes sociais (Voloshivov, 2017), ideologia (Voloshinov, 2013), cronotopo (Bakhtin, 2018), heterodiscurso (Voloshivov, 2017), refração ideológica (Voloshinov, 2017), memória de passado (Bakhtin, 2017), discurso alheio (Voloshinov, 2017), além das discussões de Freire sobre extensão (Freire, 1983) e sobre os diferentes saberes e práticas inerentes à atividade docente (Freire, 1996) Abstract: The focus of this study was to understand, diagnose and measure the impact of university extension training processes on the construction of the subjectivity of professionals with a degree in Spanish or Portuguese/Spanish literature, as well as to problematize how the plurality of profiles and trajectories have a place within university extension programs and projects, based on an analysis of the language training for academic purposes/language training for university life (IFA/FIVU) project and its impact on the university community in training and on the community served. In order to achieve this general objective, the proposal was to build specific objectives that would allow us to answer the research question and achieve the proposed general objective, starting by analyzing the perception of training processes in the extension field, based on the memories of graduates, as well as discussing the conceptions of language and teaching that tension the discourse about their practices. In addition, this study sought to assess how the praxis of IFA/FIVU reverberates in the current chronotope, based on the statements produced by the co-participants and, finally, to reflect on the impact that accompanied, mediated and guided initial training has on the careers of Spanish teachers. The data for this research was generated from a basic script of open questions (Poupart, 2014), used to guide the interactions between the researcher and the co-participants, who were interviewed one by one, at different times in the chronotope of this research and through different media, sometimes virtually and sometimes in person. This is qualitative narrative research (Vilela et al., 2021; Guerra et al., 2022; Sena et al., 2024), used in this study to support the analysis and discussion of the chronotopic memory units of the co-participants, which make up the memorial narratives (Drawin, 2023) recorded and transcribed for this purpose. The dialogical discourse analysis (Brait, 2006; 2008) was used to analyze the data generated (statements by the co-participants), considering four analytical axes based on the relationship between the data and the research objectives, in order to build an analysis consistent with the proposal presented and materialized in this thesis in the first person and from a writing perspective (Evaristo, 2007; 2020). The theoretical framework used is based on the studies of the Bakhtin circle, using different theoretical postulates, including utterance (Bakhtin, 1997), exotopy (Bakhtin, 1997), surplus vision (Bakhtin, 1997), active responsiveness (Bakhtin, 1997), constitutive alterity (Bakhtin, 1997), social voices (Voloshivov, 2017), ideology (Voloshinov, 2013), chronotope (Bakhtin, 2018), heterodiscourse (Voloshivov, 2017), ideological refraction (Voloshinov, 2017), memory of the past (Bakhtin, 2017), discourse of others (Voloshinov, 2017), in addition to Freire's discussions on extension (Freire, 1983) and on the different knowledge and practices inherent in teaching activity (Freire, 1996)
Collections
- Teses [449]