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    A sociologia no currículo do Atheneu Sergipense (1892-1926) : tornando-se uma disciplina escolar

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    R - D - WENDY CRISTINA GIROTTO.pdf (3.961Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Girotto, Wendy Cristina
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a criação e manutenção da disciplina de sociologia no currículo do ensino secundário do Atheneu Sergipense, localizado em Aracaju SE. A pesquisa se concentra no período de 1892, quando a sociologia foi incorporada aos programas da escola, até 1926, ano em que, em razão da Reforma Rocha Vaz, foi realizado o concurso para a cadeira de sociologia na instituição. A pesquisa contou com análise de fontes da escola, bem como de documentos oficiais e legislativos, federais e do Estado de Sergipe, onde buscamos compreender os fatores sociopolíticos que influenciaram a criação, manutenção e intermitência da disciplina de sociologia no curso do ensino secundário do Atheneu Sergipense. Também buscamos localizar os professores e conteúdos vinculados à sociologia na instituição. Para a análise, adotamos como base teórica as contribuições de Ivor Goodson (1997; 2012) e sua História Social do Currículo, em conjunto com a História das Disciplinas Escolares, de André Chervel (1990)
     
    Abstract: This study aimed to investigate the creation and maintenance of the sociology discipline in the secondary school curriculum at Atheneu Sergipense, located in Aracaju-SE. The research focuses on the period from 1892, when sociology was incorporated into the school's programs, to 1926, when, due to the Rocha Vaz Reform, a competitive exam for the sociology position was held at the institution. The research involved analyzing sources from the school, as well as official and legislative documents, both federal and from the state of Sergipe, to understand the sociopolitical factors that influenced the creation, maintenance, and intermittence of sociology in the secondary education at Atheneu Sergipense. We also sought to identify the teachers and content associated with sociology at the institution. For the analysis, we used the theoretical contributions of Ivor Goodson (1997; 2012) and his Social History of the Curriculum, in conjunction with the History of School Subjects by André Chervel (1990)
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97166
    Collections
    • Dissertações [1015]

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