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    Vidas Secas e ressonâncias enunciativas : a pedagogia de letramento sociointeracional crítico na formação do aluno-leitor do ensino médio

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    R - T - JAQUELINE RODRIGUES DA SILVA PEREIRA.pdf (3.354Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Pereira, Jaqueline Rodrigues da Silva
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Pensar a formação do leitor crítico implica considerar a formação cidadã. Em meus anos de experiência em sala de aula, observei que os alunos do ensino médio sentiam dificuldades em questionar a si mesmos a partir do texto e dos sentidos produzidos nessa interação para produzir novos sentidos. Este estudo buscou refletir sobre como a escola poderia potencializar a formação leitora destes sujeitos. Num constructo teórico-metodológico fundamentado pela concepção bakhtiniana de linguagem (Bakhtin, 2020 [1934~1935]; Volóchinov, 2018 [1929]) e pela pedagogia de letramento sociointeracional crítico – PLSC (Tilio, 2019), esta pesquisa-ação, qualitativa, de cunho etnográfico, vinculado à Linha Licores/PPGE e aos grupos de pesquisa Labelit/UFPR e Nellid/UFRJ, buscou reexaminar e analisar o contexto de ensino-aprendizagem de língua portuguesa pensado para a formação do leitor mais crítico e mais participativo, em uma turma de terceiro ano do ensino médio, num município da região metropolitana de Curitiba. O propósito desta pesquisa foi analisar como o processo de letramento crítico destes estudantes poderia ser fortalecido por meio de um constructo teórico-metodológico que considerasse o potencial enunciativo-discursivo presente nas interações (Bakhtin, 2020 [1934~1935]), e em que medida, os debates produzidos, que fomentaram discussões acerca de temáticas diversificadas [meio ambiente, sociedade e relações familiares], mobilizadas pelos próprios alunos, promoveram um movimento em direção à práticas transformadoras, conforme orienta a PLSC (Tilio, 2019). O texto literário foi trazido para este contexto por meio da obra Vidas secas, de Graciliano Ramos (2024 [1938]), por entender que a literatura poderia impulsionar a construção de subjetividades ao trazer elementos da vida vivida, por meio das ações e das vivências das personagens. Os estudantes leram a obra completa, num processo de leitura orientado e dialogado (bell hooks, 2020) e fizeram conexões com suas experiências. Além da teoria de base aqui convocada, o constructo teórico considerou as formulações acerca da educação e a formação do leitor crítico, seja no campo dos estudos da linguagem bakhtiniano [Brait (2020), Faraco (2009), Grillo (2018), Sobral (2020), Picanço, (2020)], dos letramentos literários [(Amorim et al.., 2022, Cosson (2009), Soares (2008)], ou de outras concepções educativas [(Freire (1989), hooks (2020)]. As reflexões foram baseadas nas minhas observações em sala de aula, enquanto professora de língua portuguesa e pesquisadora, e nos registros no meu diário de campo; nas interações dos estudantes promovidas por meio das apresentações e dos debates em sala gravados em áudio; nas produções escritas nos seus cadernos, no questionário respondido por eles e na entrevista coletiva, ao final do processo. As avaliações dos alunos foram observadas por meio dos movimentos exotópicos produzidos, do excedente de visão e das diferentes vozes sociais que permeiam os discursos (Bakhtin, 2020 [1934~1935]). Foi observado, ainda, o engajamento dos alunos com as práticas situadas e em como ocorreram (ou não) alguns processos em direção às práticas transformadoras (Tilio, 2019). Percebeu-se que mediação docente nesse processo de letramento crítico foi importante para estimular a criticidade dos estudantes ao refletir sobre as temáticas por eles mobilizadas
     
    Abstract: Thinking about the formation of critical reader implies considering citizenship formation. In my years of experience, I have observed that high school students had difficulties questioning themselves based on the text, on the meanings produced in this interaction to produce new meanings. In this study I reflected on how the school could enhance the reading formation of these individuals. In a theoretical-methodological construct based on the Bakhtinian concept of language (Bakhtin, 2020 [1934~1935]; Volóchinov, 2018 [1929]) and the critical sociointeractional literacy (Tilio, 2019), this qualitative, ethnographic, action research, linked to the Licores/PPGE Line and the Labelit/UFPR and Nellid/UFRJ research groups, aimed to reexamine and analyse the context of teaching- learning of the Portuguese language designed for the formation of a more critical and participative reader, in a third-year high school class, in a metropolitan region city of Curitiba. The purpose of this thesis was to analyse how the critical literacy process of these students could be strengthened through a theoretical- methodological construct that considered the enunciative-discursive potential present in interactions (Bakhtin, 2020 [1934~1935]), and to what extent the debates produced, which fostered discussions on diverse themes [environment, society and family relations], mobilized by the students themselves, promoted a movement towards transformative practices, as guided by the PLSC (Tilio, 2019). The literary text was brought to this context through the work Vidas secas, by Graciliano Ramos (2024 [1938]), as it was understood that literature could boost the construction of subjectivities by bringing elements from lived life, through the actions and experiences of the characters. The students read the complete book, in a guided and dialogical reading process (bell hooks, 2020) and made connections with their own experiences. In addition to the theoretical basis invoked here, the theoretical construct also considered formulations about education and the formation of the critical reader, whether in the field of Bakhtinian language studies [Brait (2020), Faraco (2009), Grillo (2018), Sobral (2020), Picanço (2020)], literary literacies [(Amorim et al.., 2022, Cosson (2009), Soares (2008)], or other educational conceptions [(Freire (1989), hooks (2020)]. The reflections were based on my classroom observations and the records in my field diary; on student interactions promoted through presentations and debates recorded in audio in the classroom; on written productions in their notebooks, on the questionnaire they answered and in a collective interview, at the end of the process. Student evaluations were observed through the exotopic movements produced, the excess of seeing, and the different social voices that permeate the discourses (Bakhtin, 2020 [1934~1935]). Students’ engagement with situated practices and how some processes towards transformative practices (Tilio, 2019) occurred (or not) was also observed. We noticed that teacher mediation in this critical literacy process was important to stimulate students' critical thinking when reflecting on the themes they mobilized
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96855
    Collections
    • Teses [449]

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