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    Mãe e cidadã, representações da mulher ideal em circulação na Revista do Centro Paranaense Feminino de Cultura nos anos de 1970

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    R - D - DANIELA DALAGRANA PENTEADO.pdf (2.759Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Penteado, Daniela Dalagrana
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta dissertação investiga, por meio das páginas da Revista do Centro Paranaense Feminino de Cultura (publicada em Curitiba), representações femininas que concorreram para o esboço da figura da mulher curitibana ideal – mãe, esposa, profissional, cidadã - que circulou entre as associadas do Centro Paranaense Feminino de Cultura (CPFC) nos anos de 1970. A ênfase do periódico em divulgar posturas e ideias relativas à mulher brasileira moderna foi conjugada com valores sobre a pátria e a família que foram muito difundidos nos tempos de ditadura civil militar. Organizada e dirigida por um grupo de associadas do Centro Paranaense Feminino de Cultura (CPFC), cujas atividades cotidianas e/ou origem familiar evidenciaram pertencimento à elite sociocultural e política paranaense, a Revista do Centro Paranaense Feminino de Cultura era distribuída de forma gratuita entre as centristas, além de ser estrategicamente ofertada a autoridades, jornalistas e outras pessoas que, de diferentes maneiras, concorriam para a existência do CPFC (organizado em 1933). Desta forma, a Revista do Centro Paranaense Feminino de Cultura fez circular entre mulheres de uma mesma associação representações femininas idealizadas, reforçando ou desqualificando comportamentos sociais. As principais referências teóricas do estudo foram Roger Chartier (representação e circulação) e Michel de Certeau (estratégia). Além da Revista do CPFC (1970-1976), foram utilizados textos dos jornais Diário do Paraná, Diário da Tarde e Gazeta do Povo e materiais arquivados no Centro Paranaense Feminino de Cultura, tais como estatutos, regulamentos, Livro de Ouro e correspondências
     
    Abstract: This dissertation investigates, through the pages of the magazine Revista do Centro Paranaense Feminino de Cultura (published in Curitiba), female representations that contributed to the delineation of the figure of the ideal Curitiba woman—mother, wife, professional, and citizen—that circulated among the members of the Centro Paranaense Feminino de Cultura (CPFC) in the 1970s. The periodical's emphasis on disseminating attitudes and ideas about the modern Brazilian woman was combined with values concerning the homeland and the family, which were widely propagated during the civil-military dictatorship. Organized and directed by a group of members of the Centro Paranaense Feminino de Cultura (CPFC), whose daily activities and/or family backgrounds indicated their belonging to the socio-cultural and political elite of Paraná, the Revista do Centro Paranaense Feminino de Cultura was distributed free of charge among its members, as well as being strategically offered to authorities, journalists, and other individuals who, in various ways, contributed to the existence of the CPFC (established in 1933). In this manner, the Revista do Centro Paranaense Feminino de Cultura circulated idealized female representations among women from the same association, reinforcing or disqualifying social behaviors. The study's main theoretical references are Roger Chartier (representation and circulation) and Michel de Certeau (strategy). In addition to the CPFC Magazine (1970-1976), texts from the newspapers Diário do Paraná, Diário da Tarde, and Gazeta do Povo were utilized, as well as materials archived at the Centro Paranaense Feminino de Cultura, such as statutes, regulations, a newspaper scrapbook (Livro de Ouro), a record of distinguished members and events and correspondence
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97018
    Collections
    • Dissertações [1008]

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