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    O método Dalcroze na educação musical de pessoas idosas : aspectos cognitivos e qualidade de vida

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    R - D - JESSICA ALVES DA SILVA.pdf (6.016Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Silva, Jessica Alves da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Embora o declínio cognitivo seja um aspecto natural do envelhecimento, é evidente que pessoas idosas que se mantêm fisicamente ativas apresentam maiores capacidades cognitivas. Atribuir mais vida aos anos engloba não só viver e envelhecer de forma saudável, mas também fazer isso com alegria, disposição e motivação, por meio da realização de atividades prazerosas para o corpo e a mente. Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar as contribuições da educação musical associada ao movimento para os aspectos cognitivos e qualidade de vida de pessoas idosas. Esta pesquisa se caracteriza como quantitativa e qualitativa, com um delineamento longitudinal. A pesquisa envolveu pessoas idosas, sendo 32 participantes da Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI) no grupo de intervenção, dos quais 29 eram mulheres e 3 eram homens, e 32 idosos da comunidade no grupo controle, composto por 24 mulheres e 8 homens. Todos os participantes tinham 60 anos ou mais e eram residentes em Curitiba, Paraná. A intervenção de educação musical aconteceu durante 3 meses, com encontros duas vezes por semana, totalizando 20 encontros de 1h30 cada. As aulas tiveram foco na educação musical associadas ao movimento, inspiradas nos princípios do método Dalcroze, abordando consciência rítmica, expressão corporal, canto, exploração de instrumentos e práticas musicais em grupo. Os dados foram coletados no início e ao final da intervenção. Os instrumentos de coleta de dados incluiram questionários validados para análise sociodemográfica, avaliação das funções cognitivas e da qualidade de vida. Além disso, o Míni-Exame do Estado Mental foi usado para avaliar previamente se os participantes estavam aptos cognitivamente para participar da pesquisa. Também foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com 10 participantes do grupo de intervenção e utilizados diários de campo para a coleta de dados qualitativos. Para a análise quantitativa, foram calculadas medidas de tendência central e dispersão, verificando a normalidade dos dados com o teste de Shapiro-Wilk e comparando as médias com teste t ou Mann-Whitney. A análise qualitativa seguiu Bardin (2011), com pré-análise, codificação e categorização, ainda foi utilizado o software IRaMuTeQ para análise de similitude. Os resultados evidenciaram que a intervenção teve um impacto positivo na qualidade de vida dos idosos, especialmente no domínio das relações sociais. No que se refere aos aspectos cognitivos, os ganhos foram ainda mais expressivos, com melhorias significativas na memória, atenção e linguagem. Além disso, os depoimentos qualitativos indicaram que as aulas não apenas motivaram os participantes, mas também reavivaram memórias afetivas, proporcionaram sentimentos de alegria e estimularam um senso de propósito. A interação social e o resgate da ludicidade também foram aspectos valorizados pelos idosos. Os relatos destacaram ainda o aumento do interesse pela música, levando alguns participantes a buscar novas experiências musicais, como a participação em corais, o aprendizado de instrumentos e até a consideração de cursar o ensino superior na área musical
     
    Abstract: Although cognitive decline is a natural aspect of aging, it is evident that older adults who remain physically active exhibit greater cognitive abilities. Adding more life to years involves not only living and aging healthily but also doing so with joy, energy, and motivation through engaging activities for both body and mind. Thus, this study aimed to identify the contributions of music education associated with movement to the cognitive aspects and quality of life of older adults. This research is characterized as both quantitative and qualitative, with a longitudinal design. The study involved older adults, with 32 participants from the Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI) in the intervention group, of whom 29 were women and 3 were men, and 32 older adults from the community in the control group, consisting of 24 women and 8 men. All participants were 60 years or older and resided in Curitiba, Paraná. The music education intervention lasted three months, with sessions held twice a week, totaling 20 meetings of 1 hour and 30 minutes each. The classes focused on music education associated with movement, inspired by the principles of the Dalcroze method, addressing rhythmic awareness, body expression, singing, instrument exploration, and group musical practices. Data were collected at the beginning and end of the intervention. The data collection instruments included validated questionnaires for sociodemographic analysis, cognitive functions, and quality of life assessment. Additionally, the Mini-Mental State Examination was used to assess whether participants were cognitively fit to participate in the study. Semi-structured interviews were conducted with 10 participants from the intervention group, and field diaries were used to collect qualitative data. For quantitative analysis, central tendency and dispersion measures were calculated, data normality was verified using the Shapiro Wilk test, and means were compared using the t-test or Mann-Whitney test. The qualitative analysis followed Bardin (2011), with pre-analysis, coding, and categorization, and the IRaMuTeQ software was used for similarity analysis. The results showed that the intervention positively impacted the quality of life of older adults, particularly in the domain of social relationships. Regarding cognitive aspects, the improvements were even more significant, with substantial gains in memory, attention, and language. Furthermore, qualitative reports indicated that the classes not only motivated participants but also revived affective memories, provided feelings of joy, and stimulated a sense of purpose. Social interaction and the rekindling of playfulness were also highly valued by the older adults. The reports further highlighted an increased interest in music, leading some participants to seek new musical experiences, such as joining choirs, learning instruments, and even considering pursuing higher education in the field of music
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97173
    Collections
    • Dissertações [1014]

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