• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Escola Sem Partido, Escolarização Domiciliar e Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares : estratégias narrativas na desvalorização dos docentes (2014/2024)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - VANESSA NOVAES TODA.pdf (3.883Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Toda, Vanessa Novaes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho analisa a relação entre o Escola Sem Partido, a Escolarização domiciliar e o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares com o uso de estratégias narrativas voltadas à desvalorização da atuação de docentes, entre 2014/2024. Possui como objetivos específicos conhecer o Escola Sem Partido, a Escolarização Domiciliar e o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares com fins de compreender o que cada um propôs para a educação brasileira; identificar as estratégias narrativas, em comum, mais utilizadas ao longo dos movimentos autoritários italiano, alemão e brasileiro; analisar os movimentos educacionais com base nas estratégias narrativas empregadas ao longo de movimentos autoritários mencionados acima, para compreender os impactos no presente. Tem por hipótese o Escola Sem Partido como precursor dos demais, e de que todos guardam relação com estratégias narrativas similares àquelas utilizadas para conquistar e manter o poder ao longo dos movimentos fascistas italiano e alemão, e o golpe civil-militar de 1964 até 1985 no Brasil, contudo, voltadas para uma lógica persecutória cujo fim é desvalorizar a atuação de docentes. Pela revisão de literatura, objetivou conhecer os movimentos educacionais investigados e identificar seus fins para a educação, sua ideologia e apoiadores. Donde compreendeu se tratar de um projeto oriundo da aliança estabelecida entre frações das classes dominantes, unidas em prol de objetivos compartilhados. Embasado nisso, construiu-se o referencial teórico, de base marxista, com amparo nas seguintes categorias de análise: o singular, o particular e o universal, hegemonia, contradição e totalidade. E pôs-se a compreender os movimentos autoritários mencionados, detidamente, suas estratégias narrativas, identificando três principais: vitimização, irrealidade/anti-ciência e mito da nação, caracterizadas pela ausência de materialidade histórica, lançados para manipular o senso comum da sociedade, desagregar e desmobilizar as massas, colocando uns contra os outros, construindo a figura de um inimigo comum. Realizou-se as análises, cujo referencial teórico adotado foi o Materialismo Histórico-dialético, pela intenção de identificar o movimento real do objeto pesquisado, imerso numa totalidade histórica, marcada por incessantes movimentações e contradições. Operando-se amparada nas categorias analíticas mencionadas, compreendeu-se que a narrativa dos movimentos educacionais analisados se amolda às estratégias utilizadas no passado, desvelando em suas narrativas a repetição de um aspecto narrativo fascistizante que despreza a verdade histórica e conduz à uma educação conservadorista. Também, pôde-se identificar como ponto em comum entre os três movimentos educacionais a percepção da educação como instrumento pujante de formação social, utilizado para manipular o senso comum, com fins à reorganização do poder e consolidação da hegemonia burguesa. Disto, urge a desvalorização de docentes, tidos como inimigos aqueles que se encontram na linha de frente da disputa ideológica travada no campo educacional, cujo ímpeto é superar o aspecto conservador que os movimentos analisados buscam dar à educação. Profissionais que visam fornecer aos estudantes as ferramentas necessárias para buscar superar as contradições sociais, o conservadorismo e a estrutura produtiva vigente, com suporte no conhecimento histórico, o que ameaça a dominação burguesa e por isso precisam ser silenciados
     
    Abstract: This paper analyzes the relationship between Escola Sem Partido, Home Schooling and the National Program of Civic-Military Schools with the use of narrative strategies aimed at devaluing the performance of teachers, between 2014/2024. Its specific objectives are to know Escola Sem Partido, Home Schooling and the National Program of Civic-Military Schools in order to understand what each one proposed for Brazilian education; to identify the narrative strategies, in common, most used throughout the Italian, German and Brazilian authoritarian movements; to analyze the educational movements based on the narrative strategies employed throughout the authoritarian movements mentioned above, in order to understand the impacts in the present. The hypothesis is that Escola Sem Partido is a precursor to the others, and that all of them are related to narrative strategies like those used to conquer and maintain power throughout the Italian and German fascist movements, and the civil-military coup from 1964 to 1985 in Brazil, however, focused on a persecutory logic whose purpose is to devalue the performance of teachers. Through a literature review, the aim was to understand the educational movements investigated and identify their aims for education, their ideology and supporters. It was understood that this was a project that arose from an alliance between factions of the ruling classes, united in pursuit of shared goals. Based on this, a theoretical framework was constructed, based on Marxism, supported by the following categories of analysis: the singular, the particular and the universal, hegemony, contradiction and totality. The authoritarian movements mentioned above were carefully understood, as well as their narrative strategies, identifying three main ones: victimization, unreality/anti-science and the myth of the nation, characterized by the absence of historical materiality, launched to manipulate the common sense of society, disaggregate and demobilize the masses, pitting some against each other, and constructing the figure of a common enemy. The analyses were carried out using Historical Dialectical Materialism as the theoretical framework adopted, with the intention of identifying the real movement of the object under study, immersed in a historical totality, marked by incessant movements and contradictions. Operating based on the aforementioned analytical categories, it was understood that the narrative of the educational movements analyzed conforms to the strategies used in the past, revealing in their narratives the repetition of a fascistizing narrative aspect that disregards historical truth and leads to a conservative education. Furthermore, it was possible to identify as a common point between the three educational movements the perception of education as a powerful instrument of social formation, used to manipulate common sense, with the aim of reorganizing power and consolidating bourgeois hegemony. From this, it is urgent to devalue teachers, who are considered enemies those who are on the front line of the ideological dispute waged in the educational field, whose impetus is to overcome the conservative aspect that the analyzed movements seek to give to education. Professionals who aim to provide students with the necessary tools to seek to overcome social contradictions, conservatism and the current productive structure, supported by historical knowledge, which threatens bourgeois domination and therefore needs to be silenced
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96976
    Collections
    • Dissertações [1006]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV