Práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais do clero católico no Estado do Paraná
Resumo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os aspectos educativos que podem ser revelados nas atividades desenvolvidas por presbíteros do clero católico no estado do Paraná, junto às paróquias e comunidades em que atuam. Pretendeu-se caracterizar e descrever as atividades que são realizadas, quais estratégias têm sido utilizadas e como essas práticas poderiam, de algum modo, articular-se com contextos e processos educativos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e, com a finalidade de garantir o anonimato e um maior conforto para os respondentes, utilizou se um questionário online, organizando os eixos temáticos em torno de questões abertas e fechadas. Participaram dessa coleta 42 presbíteros atuantes em diferentes regiões e paróquias do estado. A formação teológica recebida pelos presbíteros é majoritariamente voltada ao aspecto pastoral, havendo pouca ênfase em sua preparação para considerar a educação como uma prática social com grande potencial de inovação ou transformação. A análise qualitativa dos dados demonstrou que, embora a maioria das atividades esteja concentrada na evangelização e no apoio espiritual, há exemplos de práticas com potencial educativo, tais como aconselhamento, formação de lideranças, visitas a instituições educacionais e palestras. Contudo, essas ações ainda carecem de sistematização e não se apoiam em fundamentos pedagógicos consistentes. O estudo pôde concluir que existe um espaço relevante para o fortalecimento do papel educativo dos presbíteros, sobretudo por meio da ampliação de sua formação pedagógica e da incorporação de práticas interdisciplinares e de educação não formal, uma vez que apresentam um forte componente comunitário aglutinador em suas práticas Abstract: This research aimed to identify the educational aspects that can be revealed in the activities carried out by Catholic clergy presbyters in the state of Paraná, within the parishes and communities where they serve. The intention was to characterize and describe the activities performed, the strategies employed, and how these practices could, in some way, be connected to educational contexts and processes. This is a qualitative study and, in order to ensure anonymity and provide greater comfort to the respondents, an online questionnaire was used, organizing the thematic axes around open and closed questions. A total of 42 presbyters active in different regions and parishes of the state participated in the data collection. The theological training received by the presbyters is primarily focused on pastoral aspects, with little emphasis on preparing them to view education as a social practice with significant potential for innovation or transformation. The qualitative analysis of the data demonstrated that, although most activities are centered on evangelization and spiritual support, there are examples of practices with educational potential, such as counseling, leadership training, visits to educational institutions, and lectures. However, these actions still lack systematization and are not based on consistent pedagogical foundations. The study was able to concluded that there is significant room to strengthen the educational role of presbyters, particularly through the expansion of their pedagogical training and the incorporation of interdisciplinary and non-formal education practices, given that their actions present a strong community-based and unifying component
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- Dissertações [1003]