• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A formação continuada de professores de educação física no Estado do Paraná como possibilidade de avanços para uma educação antirracista

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - FRANCINE CRUZ GRISON.pdf (6.731Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Cruz, Francine
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as perspectivas dos professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino do Paraná em relação à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e desenvolver, a partir de uma formação continuada, possibilidades de práticas pedagógicas visando uma Educação Física antirracista. A fim de atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando como método de análise a sociologia reflexiva preconizada por Bourdieu (2008). Ainda nesse intuito, optou-se pela triangulação metodológica envolvendo a pesquisa exploratória (com levantamento bibliográfico e questionários), pesquisa-formação (por meio de um curso de formação continuada e entrevistas semiestruturadas) e narrativas (auto)biográficas dos docentes. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). A pesquisa exploratória revelou um baixo número de respondentes ao questionário inicial (64 que representam 1,7% dos professores do Estado), possivelmente devido ao excesso de demandas e ao fato da maioria dos professores ser branca (76,2%). Apesar disso, a quase totalidade dos respondentes (96,8%) reconheceu a potencialidade da Educação Física (EF) para a ERER, especialmente por meio dos esportes, jogos e dança. A pesquisa-formação, etapa central da investigação, contou com a participação de 11 professores que responderam à entrevista semiestruturada e compartilharam suas narrativas (auto)biográficas. O curso de formação continuada abordou temas teóricos e práticos de ERER, com foco em conteúdos contextualizados de jogos, brincadeiras, dança, esportes, lutas e ginástica. A pesquisa evidenciou diferentes níveis de compreensão sobre relações raciais entre os professores, com alguns demonstrando maior preparo (como P4 e P44) e outros ainda com limitações (como P58 e P64), especialmente devido ao racismo estrutural e ao mito da democracia racial. No entanto, foi possível observar a evolução do entendimento dos professores ao longo da pesquisa-formação e do questionário de feedback. Os resultados do questionário de feedback, aplicado 10 meses após a formação, mostraram que 100% dos participantes consideraram o curso relevante para a prática docente, com a maioria (62,5%) afirmando que as experiências compartilhadas forneceram subsídios teóricos para embasar sua prática. Os professores expressaram o desejo de que o curso explorasse mais ações concretas para trabalhar com os estudantes. Os resultados também demonstraram que, embora a Lei 10.639/03 tenha mais de 20 anos de implementação, ainda há muitos docentes que a desconhecem e, mesmo entre aqueles que a conhecem, ainda existe muita insegurança no momento de trazer esse tema para a aula. Neste sentido, a formação continuada foi apontada como algo desejado pelos professores e que os ajudaria a sentir-se melhor preparados para trabalhar com o tema. Em suma, esta pesquisa demonstra que a maioria dos professores reconhece a importância da Educação Física escolar na promoção de práticas antirracistas e destaca a necessidade de formação continuada para os docentes, a fim de que estes possam construir um ambiente pautado pela igualdade e respeito
     
    Abstract: This research aims to identify the perspectives of Physical Education teachers in the state public school system of Paraná in relation to Education of Ethnic-Racial Relations (EERR) and to develop, through continuing education, possibilities of pedagogical practices aimed at an anti-racist Physical Education. In order to achieve the proposed objective, a qualitative research approach was carried out using the reflexive sociology advocated by Bourdieu (2008) as a method of analysis. Still with this intention, methodological triangulation was chosen involving exploratory research (with bibliographic survey and questionnaires), research-formation (through a continuing education course and semi-structured interviews) and (auto)biographical narratives of the teachers. The data were analyzed using Content Analysis from Bardin's perspective (2016). The exploratory research revealed a low number of respondents to the initial questionnaire (64 representing 1.7% of the state's teachers), possibly due to the excess of demands and the fact that most teachers are white (76.2%). Despite this, almost all respondents (96.8%) recognized the potential of Physical Education (PE) for EERR, especially through sports, games and dance. The research-formation, the central stage of the investigation, was attended by 11 teachers who answered the semi-structured interview and shared their (auto)biographical narratives. The continuing education course addressed theoretical and practical themes of EERR, with a focus on contextualized content of games, play, dance, sports, fights and gymnastics. The research showed different levels of understanding about racial relations among teachers, with some demonstrating greater preparedness (such as P4 and P44) and others still with limitations (such as P58 and P64), especially due to structural racism and the myth of racial democracy. However, it was possible to observe the evolution of teachers' understanding throughout the research-formation and feedback questionnaire. The results of the feedback questionnaire, applied 10 months after the training, showed that 100% of the participants considered the course relevant to their teaching practice, with most (62.5%) stating that the shared experiences provided theoretical support to base their practice. Teachers expressed a desire for the course to explore more concrete actions to work with students. The results also demonstrated that, although Law 10.639/03 has been implemented for over 20 years, there are still many teachers who are unaware of it, and even among those who are aware of it, there is still a lot of insecurity when bringing this theme to the classroom. In this sense, continuing education was pointed out as something desired by teachers and that would help them feel better prepared to work with the theme. In short, this research demonstrates that most teachers recognize the importance of school Physical Education in promoting anti-racist practices and highlights the need for continuing education for teachers, so that they can build an environment guided by equality and respect.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96826
    Collections
    • Teses [450]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • A relação entre cultura infantil e saberes da educação física na prática docente com crianças pequenas 

      Tonietto, Marcos Rafael (2009)
      Resumo: O presente estudo teve por objetivo compreender como os saberes de professores de Educação Física se relacionam com a cultura Infantil. Os participantes da pesquisa foram professores de Educação Física da Rede ...
    • Mobilização para o saber, discurso pedagógico e construção de identidades : uma análise do livro didático público de Educação Física do estado do Paraná 

      Marangon, Davi (2009)
      Resumo : Estudo de caso sobre o processo de constituição da mobilização para o saber no discurso pedagógico substancializado no Livro Didático Público de Educação Física destinado aos alunos do Ensino Médio do Estado do ...
    • Em busca de um professor especializado : a constituição da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná (1934-1945) 

      Corrêa, Cahuane (2024)
      Resumo: O surgimento da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná contribuiu para o enriquecimento da área a que se destina, a partir de uma tentativa de sanar a carência de professores capazes de ministrar tais ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV