• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação performativa em discurso : o que dizem os estudantes de licenciatura em Pedagogia da UFPR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ARACELLI DO NASCIMENTO SOKULSKI.pdf (3.326Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Sokulski, Aracelli do Nascimento
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa, Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades da Universidade Federal do Paraná, em parceria com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Labelit/UFPR/CNPq), consiste em um diálogo entre as teorias da Educação Performativa cuja centralidade está em dar ênfase ao corpo nos processos educacionais, com a Análise de Discurso (AD) de Linha Francesa. Os sujeitos da pesquisa são estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública, e o objetivo geral é compreender quais efeitos de sentidos produzidos no discurso desses licenciandos a respeito do corpo. Como objetivos específicos, temos a pretensão de inibir a reprodução dos modelos institucionalizados de ensino ministrados na formação do ensino superior a partir da apresentação da teoria da Educação Performativa e das oficinas performativas e, ao mesmo tempo, promover outras possibilidades de mediações por intermédio do corpo; desvelar no discurso dos licenciandos, como, e se, incorporariam em suas práticas pedagógicas os jogos e as práticas performativas vivenciadas. Para isso, como viés metodológico, foram promovidas oficinas performativas, em uma turma do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública, período noturno. Dessa forma, delineamos a pergunta de pesquisa: Quais os efeitos de sentidos produzidos nos discursos dos licenciandos a partir das práticas performativas? O corpus analítico é composto pela descrição das atividades realizadas nestas oficinas, seguido da análise dos discursos, e do relato final, solicitado aos licenciandos. Os resultados desvelaram sentidos de possibilidades em ressignificar as metodologias e os discursos relacionados a concepção de corpo no processo educativo, os afastando dos discursos pedagógicos com tendência ao autoritário, com os quais os licenciandos não se identificam. Observamos ainda, que os participantes, ao vivenciar as práticas performativas, desvelam em seus discursos, a potência que esses jogos podem trazer quando disponibilizados nas práticas pedagógicas de suas salas de aulas. Foi possível também, compreender que os espaços de formação inicial docente, como o caso da licenciatura em Pedagogia da UFPR, carecem de formações mais dialógicas que priorizem e ampliem as experiências e saberes com e sobre o corpo e ousem mostrar outras formas e ferramentas metodológicas, as quais possibilitem que o licenciando venha a ter seu corpo como ambiente de protagonismo no processo de aprendizagem e nos diferentes contextos em que venha a atuar
     
    Abstract: The research, linked to the research group, Laboratory of Studies in Education, Language and Theatricalities of the Federal University of Paraná, in partnership with the National Council for Scientific and Technological Development (Labelit/UFPR/CNPq), consists of a dialogue between the theories of Performative Education whose centrality is to emphasize the body in educational processes, with the French Line Discourse Analysis (AD). The research subjects are students of the Pedagogy course at a Public University, and the general objective is to understand the effects of meanings produced in the discourse of these undergraduates regarding the body. As specific objectives, we intend to inhibit the reproduction of institutionalized teaching models provided in higher education through the presentation of the theory of Performing Arts Education and performance workshops and, at the same time, promote other possibilities of mediation through the body; to reveal in the discourse of the undergraduates, how, and if, they would incorporate the games and performative practices experienced in their pedagogical practices. For this purpose, as a methodological bias, performance workshops were promoted in a class of the Pedagogy course at a Public University, at night. Thus, we outline the research question: What are the effects of meanings produced in the undergraduate students’ discourses based on performative practices? The analytical corpus is composed of the description of the activities carried out in these workshops, followed by the analysis of the speeches, and the final report, requested from the undergraduate students. The results revealed the possibilities of redefining methodologies and discourses related to the conception of the body in the educational process, distancing them from pedagogical discourses with an authoritarian tendency, with which undergraduate students do not identify. We also observed that the participants, when experiencing the performative practices, reveal in their speeches the power that these games can bring when made available in the pedagogical practices of their classrooms. It was also possible to understand that the spaces for initial teacher training, such as the case of the degree in Pedagogy at UFPR, lack more dialogical training that prioritizes and expands experiences and knowledge with and about the body and dares to show other forms and methodological tools, which allow the student to have his/her body as an environment of protagonism in the learning process and in the different contexts in which he/she may act
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97157
    Collections
    • Dissertações [1014]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV