• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "Um verdadeiro globetrotter da educação física" : as viagens pedagógicas de Germano Bayer no processo de renovação da educação física paranaense (1948-1970)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - WESLEI DA MOTA CORDEIRO.pdf (11.01Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Mota, Weslei da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este estudo aborda as viagens pedagógicas do professor Germano Bayer, sobretudo as realizadas à Europa entre os anos de 1952 e 1954, período em que frequentou o Real Instituto de Educação Física de Estocolmo (GCI) na condição de aluno bolsista. Tem como objetivo investigar as contribuições dessas viagens no processo de renovação da Educação Física paranaense, em especial no Colégio Estadual do Paraná. Procura inicialmente compreender a trajetória formativa de Germano Bayer, buscando verificar possíveis aspectos que o motivaram a viajar em busca de maior qualificação após ter se licenciado na Escola de Educação Física e Desportos do Paraná (EEFDP), em 1946, e identificar momentos desse percurso que o auxiliaram a reunir condições materiais e simbólicas para efetivar sua viagem. Em solo europeu, além do professor ter tido a oportunidade de realizar o curso no GCI, buscou também viajar a outros países para realizar visitas a diferentes escolas e participar de cursos, congressos e festivais de ginástica e Educação Física, conhecendo assim outros "métodos de trabalho em educação física" em um momento de renovação da área. Alguns indícios apontam para a existência de diversos saberes e práticas mediadas por ele no contexto educacional paranaense e que foram possibilitadas através do contato com novos modos de pensar e fazer a educação física presenciados na Europa. Essa viagem foi também utilizada enquanto um recurso simbólico de distinção para a inserção do professor com maior autoridade no campo da Educação Física. A mobilização desses saberes e práticas por parte de Germano Bayer parecem ter se dado com maior ênfase em dois momentos formativos diferentes no interior do Colégio Estadual do Paraná: as Colônias de Férias e as aulas de Educação Física nas Classes Integrais. A Ginástica Moderna, as Danças Folclóricas, o Circuit Training, e a realização de diferentes testes físicos, constituíram uma parte significativa dos saberes e práticas mobilizados nesses espaços, indicando a contribuição da viagem pedagógica do professor à Europa para a renovação da Educação Física paranaense
     
    Abstract: This study addresses the educational trips of Professor Germano Bayer, specifically those he took to Europe between 1952 and 1954, a period in which he attended the Royal Institute of Physical Education in Stockholm (GCI) as a scholarship student. Its goal is to investigate the contributions of these trips to the process of renewal of Physical Education in Paraná, especially at Colégio Estadual do Paraná. It initially seeks to understand Germano Bayer's educational trajectory, seeking to identify possible aspects that motivated him to travel in search of greater qualifications after graduating from Escola de Educação Física e Desportos do Paraná (EEFDP) in 1946, and to identify moments in this journey that helped him to gather the material and symbolic conditions to carry out his trip. On European land, in addition to having had the opportunity to take the course at GCI, the professor also sought to travel to other countries to visit different schools and participate in gymnastics and Physical Education courses, congresses and festivals, thus learning about other "work methods in physical education" at a time of renewal in the area. Some evidence points to the existence of various knowledge and practices mediated by him in the educational context of Paraná and which were made possible through contact with new ways of thinking and teaching physical education witnessed in Europe. This trip was also used as a symbolic resource of distinction for the insertion of the teacher with greater authority in the field of Physical Education. The mobilization of this knowledge and practices by Germano Bayer seems to have occurred with greater emphasis in two different formative moments within Colégio Estadual do Paraná: the Summer Camps and the Physical Education subject in the Classes Integrais program. Modern Gymnastics, Folk Dances, Circuit Training, and the performance of different physical tests constituted a significant part of the knowledge and practices mobilized in these spaces, indicating the contribution of the teacher's pedagogical trip to Europe to the renewal of Physical Education in Paraná
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97174
    Collections
    • Dissertações [1014]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • A formação continuada de professores de educação física no Estado do Paraná como possibilidade de avanços para uma educação antirracista 

      Cruz, Francine (2025)
      Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as perspectivas dos professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino do Paraná em relação à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e desenvolver, a ...
    • A relação entre cultura infantil e saberes da educação física na prática docente com crianças pequenas 

      Tonietto, Marcos Rafael (2009)
      Resumo: O presente estudo teve por objetivo compreender como os saberes de professores de Educação Física se relacionam com a cultura Infantil. Os participantes da pesquisa foram professores de Educação Física da Rede ...
    • Mobilização para o saber, discurso pedagógico e construção de identidades : uma análise do livro didático público de Educação Física do estado do Paraná 

      Marangon, Davi (2009)
      Resumo : Estudo de caso sobre o processo de constituição da mobilização para o saber no discurso pedagógico substancializado no Livro Didático Público de Educação Física destinado aos alunos do Ensino Médio do Estado do ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV