III Encontro das Licenciaturas da Região Sul: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 720
-
CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO RECEPCIONAL PARA O ENSINO DE LITERATURA E AS EXPERIÊNCIAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
(2019-10-09)Priscila Vaz Mendes Carneiro, Curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol e respectivas literaturas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, pvmc10@yahoo.com.br Residência Pedagógica CAPES Resumo Este ... -
ANÁLISE DA FORMAÇÃO E DO PAPEL DO PROFESSOR TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EAD
(2019-10-07)A pesquisa a fim de compreender o processo de ensino e aprendizagem dos profissionais da educação a distância, utilizou de entrevistas com tutores de diferentes áreas, para destacar a importância de sua atuação, analisando ... -
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: EM BUSCA DE PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
(2019-10-11)A pesquisa apresentada compõe uma prática investigativa proposta na componente curricular de Organização do Trabalho Pedagógico na Escola, ofertada pelo curso de Licenciatura em Química da Unipampa - campus Bagé. Investigam-se ... -
CONCEITOS DE TERMODINÂMICA EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA: RELATO DE UMA PROPOSTA NO ENSINO MÉDIO
(2019-10-07)Este trabalho trata de uma intervenção realizada em turmas do segundo ano do ensino médio no Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, no município de Paranaguá, Paraná, referente aos assuntos de calorimetria e isolante térmico. ... -
OFICINA “É SEGURO ‘TOCAR’?”
(2019-10-07)O presente trabalho tem como objetivo demonstrar, por meio do relato de experiência da realização da oficina, sobre os conhecimentos de IST’s, com a participação de 51 alunos de escolas da rede estadual de ensino da região ... -
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) em periódicos qualificados: inovações pedagógicas, contribuições e desafios para formação docente
(2019-10-08)O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) tem recebido acentuado destaque na área de formação inicial e continuada de professores no Brasil desde a sua criação em 2009. Dada a abrangência, relevância ... -
OS PROJETOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA DA UEPG E O INGRESSO EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA
(2019-10-08)A oferta de cursos de pós-graduação na área de Ensino vem aumentando por todo o país, saltando de 7 Programas de Pós-Graduação ofertados em 2000, para 157 no ano de 2017, estando concentrados principalmente nas regiões Sul ... -
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: A CAPACITAÇÃO ARGUMENTÃTIVA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO CIENTIFÍCA FRENTE À ASCENSÃO DO SENSO COMUM, FAKENEWS E PSEUDOCIÊNCIAS.
(2019-10-08)O aumento de informações diversas nas mídias torna seu crédito arriscado. As fakenews e as pseudociências tem ocupado lugar capital na vida da humanidade. Soma-se a isso o interesse de certos grupos (principalmente políticos) ... -
ADAPATAÇÃO TARDIA DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: A IMPORTÂNCIA DO PIBID E A ABERTURA DE CAMINHOS QUE POSSIBILITAM A EFICACIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
(2019-10-08)O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência permitida por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo que o objetivo, é promover a integração entre educação superior e ... -
O ENSINO DE LUTA DE CLASSES: A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO E CONFECÇÃO DE CARTAZES PARA CONSOLIDAR OS CONCEITOS ATRAVÉS DA COMPREENSÃO DA PRÓPRIA REALIDADE
(2019-10-08)O presente trabalho visa apresentar as atividades aplicadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e orientadas pelo professor aos alunos do primeiro ano do ensino médio integrado do curso ... -
TRANSTORNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAS DE INCLUSÃO COM O PIBID
(2019-10-07)Este estudo caracteriza-se como exploratório, de abordagem qualitativa em uma instituição de ensino pública. As ações desenvolvidas fazem parte do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Educação ... -
ANÁLISE DAS IDEIAS PRÉVIAS DE ALUNOS SOBRE TABELA PERIÓDICA
(2019-10-10)A Tabela Periódica é um dos conteúdos da disciplina de Química abordados no Ensino Médio, de grande importância para a construção do conhecimento químico por parte dos alunos, pois permeia muitos outros conteúdos da ... -
Gênero Textual Diário: Uma ferramenta didática para inclusão social.
(2019-10-08)Gênero Textual Diário: Uma ferramenta didática para inclusão social. Daniel Machado – Letras Português/Espanhol – Universidade Federal do Pampa – pessoal.danielmachado@gmail.com Alessandra Vitoria - Letras Português/Espanhol ... -
RELEVÂNCIA DO PIBID NA VIDA DE DOCENTES E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
(2019-10-07)O objetivo deste trabalho foi verificar a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para docentes e professores da área de Educação Física participantes do programa na cidade de Ponta ... -
INTRODUÇÃO DOS NÚMEROS BINÁRIOS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2019-10-08)Este trabalho relata a aplicação da Oficina Números Binários com o uso do material Conversor Binário, aos alunos do Ensino Fundamental ll do Colégio Estadual Instituto de Educação Professor César Pietro Martinez. Essa ... -
O PAPEL DO MUSEU DO HOLOCAUSTO DE CURITIBA COMO IMERSÃO HISTÓRICA AOS EDUCANDOS E EDUCADORES
(2019-10-07)Esta pesquisa se insere no Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação, Sociedade e Política (GHESP-Cnpq), o presente trabalho problematiza a formação inicial de professores a partir da educação em Museus. Tem por ... -
VIVÊNCIAS DOS PIBIDIANOS: UM OLHAR, UM FAZER E UMA NOVA PERCEPÇÃO DE CENÁRIOS
(2019-10-11)Com o propósito de melhorar a formação docente o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oferece aos alunos das licenciaturas um espaço de inserção nas escolas públicas e de vínculo com seus alunos, ... -
ÁRVORE DO CONHECIMENTO: UMA DINÂMICA, NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ACERCA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
(2019-10-08)Este trabalho é parte da Residência Pedagógica no Colégio E. Santa Cândida, CT/PR, destacando a avaliação prognóstica/diagnóstica como instrumento de investigação sobre o conhecimento dos alunos, no início do ano letivo. ... -
Preconceito Linguístico na escola: ensino e desafios
(2019-10-10)Este trabalho objetiva a discussão sobre o ensino do tema “Preconceito Linguístico” na escola. O preconceito linguístico é o desrespeito às variedades linguísticas manifestadas pelo indivíduo e apresenta como uma das causas ... -
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA: POLYA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
(2019-10-13)O presente artigo compõe reflexões acerca de uma auto análise das práticas vivenciadas por nós graduandas do curso de Pedagogia, em atuação docente na disciplina curricular de Matemática, direcionada a uma turma de 5º ano ...