O DESENVOLVIMENTO ÉTNICO-RACIAL NA ABORDAGEM EM SALA DE AULA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Data
2019-10-08Autor
Marcos Aurelio Pereira
Maria Eduarda da Silva
Eloisa Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O programa Residência Pedagógica, financiado pela Capes em parceria com a Unesc, tem por objetivo possibilitar a graduandos de licenciatura, neste caso, em Letras, a vivência da rotina escolar de um professor. Essa experiência acontece justamente porque o residente além de estar presente semanalmente em uma escola de educação básica, realiza observações e, posteriormente, atua em sala de aula seguindo a mesma rotina da professora preceptora, promovendo assim, a possibilidade de sentir de fato os desafios de dar aula, transitando de uma turma para outra em um curto espaço de tempo, e mesmo assim, conseguindo realizar a desafiadora tarefa de ensinar. Como integrantes do programa residência pedagógica, relataremos a experiência de ensino realizada na Escola de Educação Básica Antônio Milanez Neto com foco na temática étnico-racial, que nos possibilitou trabalhar com textos literários e destacar o protagonismo de autores negros que muito lutaram por sua visibilidade.