O uso de “Speaking-Based Conversation Quests” nas aulas de Língua Inglesa
Data
2019-10-09Autor
Suzinara Strassburger Marques
Lívia Pretto Mottin
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O principal objetivo de aulas de línguas é mostrar aos estudantes recursos úteis que possam ampliar suas habilidades comunicativas na língua alvo, tarefa que nas últimas décadas está ligada à tecnologia e às ferramentas digitais (AKILLI, 2007; PIRI & RIAHI, 2018). Nesse sentido, os aprendizes de Língua Inglesa têm à sua disposição diversas opções para praticar as habilidades de leitura, escrita e escuta, usando recursos online grátis ou pagos. No entanto, as oportunidades para praticar e para ampliar as habilidades de fala são reduzidas, já que as ferramentas ou recursos disponíveis são muito complexos em termos tecnológicos ou muito caros/escassos se a opção for por tutores que atendam às necessidades particulares de cada estudante. Além disso, tarefas focadas na fala em aulas regulares de Língua Inglesa normalmente não são tão efetivas quanto os professores gostariam, visto que os aprendizes não possuem tempo ou motivação para praticar com colegas e professores, que podem julgar sua capacidade (NORTON, 1997), comparando-os com os modelos de falantes nativos da língua-alvo. No intuito de ajudar os professores a superar esses desafios, o grupo de pesquisa MEGA World, centralizado no Canadá, na Athabasca University (Edmonton, Alberta), propôs uma plataforma online na qual professores podem criar tarefas de prática de oralidade (tradução livre de Speaking-based Conversation Quests - SBCQs), que atendam aos tópicos e às situações linguísticas de que os estudantes necessitam. Usando essa ferramenta, os estudantes poderão praticar suas habilidades de fala (speaking) com um personagem virtual (Non-Player Character) quantas vezes forem necessárias, com o objetivo de verificar se seriam compreendidos por um falante de inglês e de reconhecer suas dificuldades com a fala. A pesquisa baseia-se em teorias como Task-Based Learning (TBL), Technology Enhanced Learning Language (TELL) e Game-Based Learning (GBL). Em uma primeira fase, 36 professores taiwaneses de Inglês como Língua Estrangeira foram convidados a testar o sistema de criação de SBCQs e a responder um breve questionário, avaliando a usabilidade do sistema. Os dados coletados revelam que o sistema de conversações MEGA Conversation é considerado bom e que poderia ser facilmente utilizado por todos os grupos entrevistados, independentemente do gênero ou da formação acadêmica. Essa pesquisa é a primeira etapa para a implementação da plataforma MEGA Conversation em aulas de Inglês como Língua Estrangeira ou como Língua Adicional, considerando que para integrar o uso de tecnologias em sala de aula é necessário ter professores preparados, que possuem conhecimento sobre os recursos online disponíveis e que estejam dispostos a usá-los com frequência (YANG; CHEN, 2006). Além disso, esta pesquisa pode ser utilizada como um passo inicial para que sejam criados novos recursos online de acesso grátis para as escolas públicas, que estão clamando por oportunidades para integrar os conteúdos escolares ao contexto virtual de que os estudantes participam, conectados diariamente a um mundo de possibilidades de novos aprendizados.