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    O USO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

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    Data
    2019-10-08
    Autor
    Luiz Marques
    Márcia Stentzler
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública do governo federal de incentivo e valorização ao Magistério. Implantado pelo Ministério da Educação (MEC) e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o programa ganhou notoriedade no segundo semestre do ano de 2007 quando o governo federal publicou no Diário Oficial da União o primeiro edital de seleção de propostas de projetos institucionais para o PIBID. Todavia, o Edital MEC/CAPES/FNDE 2007 (BRASIL, 2007) propunha a seleção de projetos institucionais apenas das Instituições Federais de ensino “excluindo” assim as Instituições Estaduais que somente foram inseridas no processo seletivo em 2009 com o Edital nº 02/2009. (BRASIL, 2009). Entre o ano de 2009 e 2017 inúmeros projetos institucionais foram aprovados pela CAPES e desenvolvidos. No ano de 2009 a CAPES aprovou o projeto institucional/PIBID da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV), atual campi da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR em União da Vitória. Com a aprovação deste, inúmeros subprojetos foram colocados em prática no noroeste do Paraná (PR), porém, mencionaremos o subprojeto PIBID do curso de licenciatura em história do Campus de Paranavaí, intitulado “História da África e da Cultura Afro-brasileira: conhecendo as nossas raízes”. A temática do subprojeto alicerçou-se na Lei Federal nº 10.639/03, a qual tornou obrigatório o ensino de História da África e da Cultura-Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares do país. (BRASIL, 2003). Durante o período de 2015 a 2018 os bolsistas e os professores supervisores do subprojeto PIBID desenvolveram oficinas de cunho pedagógico e aplicaram-nas em seis escolas da rede estadual de ensino do município de Paranavaí/PR. Contudo, objetivamos nessa pesquisa refletir acerca das oficinas pedagógicas enquanto uma pertinente metodologia do ensino de história e a sua relevância para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno. A pesquisa fundamenta-se na pedagogia histórico-crítica e dialoga com Gasparin (2009), Munanga (2005), Silva (2010) Stentzler (2017) e Vieira e Volquind (2002). No que tange a coleta de dados faremos uso da pesquisa bibliográfica e documental afim de analisar a Lei de Diretrizes e Bases, LDB 9394/96, o Plano Nacional da Educação, PNE 2014/2024, os decretos e editais de seleção de propostas de projetos institucionais para o PIBID e demais documentos da CAPES. Tendo em vista os aspectos observados, esperamos contribuir com a comunidade científica no que tange o ensino de história da África e da Cultura afro-brasileira no estado do Paraná, apontando encaminhamentos didático-pedagógicos decorrentes do PIBID e da metodologia de oficinas pedagógicas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91568
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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