A UTILIZAÇÃO DA ARTE DO GRAFITE COMO INSTRUMENTO NA DIFUSÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UM RELATO ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA REALIZADA NO MUNICÍPIO DE IRATI-PR
Resumo
O presente trabalho consiste em um relato de uma experiência pedagógica ocorrida no Colégio Estadual João de Mattos Pessoa no município de Irati-PR por meio do programa Residência Pedagógica. Esta atividade foi parte da programação da “Semana da Consciência Negra” e objetivou, por meio da utilização da arte do grafitti, realizar uma aproximação da disciplina geográfica com a realidade de grande parte dos alunos, buscando fazer eles compreenderem as transformações ocorridas no espaço por parte de grupos considerados à margem da sociedade, bem como ao mesmo tempo fazê-los afirmar as suas raízes, visto que, muitas vezes, eles possuem grandes dificuldades com relação a esse aspecto de afirmação de quem são. Percebe-se, por meio de relatos de professores e residentes que atuam na escola, que na realidade na qual foi ocorrida esta experiência há uma série de problemas de ordem social como a violência, o preconceito e o descaso por parte do público. Contudo, em meio a isso, existe também uma imensa riqueza cultural vinda desses jovens, tendo diversas marcas do movimento hip-hop, o qual possui raízes com origem afro. Neste sentido, utilizando-se de uma metodologia alternativa, houve a realização de uma oficina de grafitti, a qual foi realizada por intermédio de uma aula teórica em que foram trazidos aspectos mais relacionados à história de todo esse movimento como parte do hip-hop, como ele é impresso nas paisagens com toda a sua simbologia e a diferença entre o grafitti e a pichação. Em seguida houve a realização da prática na qual os alunos puderam utilizar do spray para realizar as suas manifestações artísticas com base nos aspectos teóricos que foram apresentados anteriormente. Desse modo, houve a práxis geográfica, a qual foi possível dizer que foi algo que fez sentido para os alunos e trouxe consigo uma série de importantes resultados em sua realização.