• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Água e sua qualidade - uma abordagem contextualizada para o Ensino de Química.

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Sarah Campos
    Maria Regina Casartelli
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Neste artigo buscou-se analisar alguns padrões de potabilidade e balneabilidade determinantes para a qualidade da água de consumo utilizada por uma comunidade escolar localizada no município de Bagé - RS, a partir da proposta de aplicação de uma atividade experimental contextualizada para a aferição de alguns parâmetros de qualidade da água, fazendo a utilizando de Kits Experimentais Analíticos aplicados a uma sequência didática. O objetivo geral deste trabalho foi oportunizar a promoção do desenvolvimento do aluno capacitando-o a construção do seu conhecimento sobre a importância da qualidade da água de consumo através da utilização da proposta metodológica utilizada, partindo da justificativa de que monitorar a qualidade da água visando a análise de alguns parâmetros físico-químicos pode ser benéfico para conscientização e engajamento da comunidade escolar acerca de algumas questões sócio ambientais. A fundamentação teórica pautou-se nas teorias ausebeliana embasadas na aprendizagem significativa juntamente com normativas formuladas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente relacionadas as questões abordando a Água. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter investigativo experimental, aplicada a partir de uma sequência didática, dividida em quatro etapas, contextualizando a temática Água a partir de uma situação problema. Os resultados obtidos frente a coleta de dados realizada com base na aplicação de questionários de pré e pós teste, possibilitaram a análise dos conhecimentos prévios dos alunos, a viabilidade da aplicação da proposta metodológica e a apropriação dos conhecimentos após a realização das atividades. Como considerações finais, destaca-se que os resultados obtidos a partir da realização das atividades evidenciaram o êxito desta proposta metodológica para o ensino de Química, permitindo uma maior interação da temática Água aos conceitos químicos teóricos abordados e ao cotidiano dos estudantes. Esta abordagem proporcionou aos alunos a possibilidade de opinar ativamente sobre o contexto socioambiental em que estão inseridos e promover ações com intuito de preservar os recursos hídricos disponíveis para utilização da população.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91576
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV