Água e sua qualidade - uma abordagem contextualizada para o Ensino de Química.
Resumo
Neste artigo buscou-se analisar alguns padrões de potabilidade e balneabilidade determinantes para a qualidade da água de consumo utilizada por uma comunidade escolar localizada no município de Bagé - RS, a partir da proposta de aplicação de uma atividade experimental contextualizada para a aferição de alguns parâmetros de qualidade da água, fazendo a utilizando de Kits Experimentais Analíticos aplicados a uma sequência didática. O objetivo geral deste trabalho foi oportunizar a promoção do desenvolvimento do aluno capacitando-o a construção do seu conhecimento sobre a importância da qualidade da água de consumo através da utilização da proposta metodológica utilizada, partindo da justificativa de que monitorar a qualidade da água visando a análise de alguns parâmetros físico-químicos pode ser benéfico para conscientização e engajamento da comunidade escolar acerca de algumas questões sócio ambientais. A fundamentação teórica pautou-se nas teorias ausebeliana embasadas na aprendizagem significativa juntamente com normativas formuladas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente relacionadas as questões abordando a Água. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter investigativo experimental, aplicada a partir de uma sequência didática, dividida em quatro etapas, contextualizando a temática Água a partir de uma situação problema. Os resultados obtidos frente a coleta de dados realizada com base na aplicação de questionários de pré e pós teste, possibilitaram a análise dos conhecimentos prévios dos alunos, a viabilidade da aplicação da proposta metodológica e a apropriação dos conhecimentos após a realização das atividades. Como considerações finais, destaca-se que os resultados obtidos a partir da realização das atividades evidenciaram o êxito desta proposta metodológica para o ensino de Química, permitindo uma maior interação da temática Água aos conceitos químicos teóricos abordados e ao cotidiano dos estudantes. Esta abordagem proporcionou aos alunos a possibilidade de opinar ativamente sobre o contexto socioambiental em que estão inseridos e promover ações com intuito de preservar os recursos hídricos disponíveis para utilização da população.