Reflexões sobre inclusão Libras: Pibid de Letras em escola municipal
Resumo
A experiência pibidiana de duas graduandas em Letras – Língua Portuguesa, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, resultou em reflexões a respeito da prática docente e discente ao pensar na inclusão. O projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência oportunizou às acadêmicas uma experiência de planejamento e de atuação em uma escola municipal. A produção do projeto em questão auxiliou a prática docente das acadêmicas; e a atuação do mesmo auferiu oportunidades de reflexões a respeito da inclusão no ambiente escolar e a respeito da Língua Brasileira de Sinais aos alunos de nono ano do Ensino Fundamental II participantes. A proposta foi desenvolvida em sete aulas, que constaram em trocas de conhecimentos entre as pibidianas e os alunos: o contexto história e iniciação da Língua foram as bases para o início do projeto. A finalização constou-se em demonstração de sinais básicos, por parte das acadêmicas, e pequenas conversações pelos alunos de nono ano da escola municipal. A proposta de apresentação no III ENLIC Sul é a de transcender conhecimentos e reflexões advindas pela experiência pibidiana.