A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente texto apresenta a comunicação de uma pesquisa em desenvolvimento, com abordagem qualitativa de natureza aplicada (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), que procura analisar as contribuições da construção de jogos de tabuleiros por meio da utilização da Expressão Gráfica, para o desenvolvimento do conhecimento matemático nas crianças da Educação Infantil a Rede Municipal de Curitiba. Na construção do aporte teórico buscou-se identificar a presença dos elementos que compõe a Expressão Gráfica (GÓES, 2012 e 2013) nos documentos norteadores nacionais e municipais da Educação Infantil, verificando como se dá sua utilização nessa etapa da educação básica. Na sequência é verificada na literatura a utilização de jogos na Educação Infantil (KAMII, 2011; KISHIMOTO, 2014; SMOLE, 2015) para o desenvolvimento do conhecimento matemático, assim como buscando informações sobre as pesquisas acadêmicas realizadas sobre a temática, para o desenvolvimento e aplicação de um percurso didático em que a Expressão Gráfica seja o recurso para a construção de jogos de tabuleiro pelas crianças. O projeto que está sendo desenvolvido com as crianças fundamenta-se neste aporte teórico e divide-se em diferentes etapas de trabalho, que vão desde a ampliação de repertório cultural e imagético, passando pelos momentos de contato com jogos industrializados, chegando a construção dos jogos pelas próprias crianças. Nesta análise inicial são descritas as implicações da proposta desenvolvida quanto à ampliação do conhecimento matemático, as primeiras percepções apontam para o entendimento da importância da Expressão Gráfica e do processo de construção dos jogos de tabuleiro para o desenvolvimento do Conhecimento Matemático das crianças da Educação Infantil.