Pedagogia: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 321-340 of 622
-
Formação de professores e valorização do magistério : uma análise dos planos de carreira dos municípios paranaenses
(2018)Resumo : O presente trabalho intitulado "Formação de professores e valorização do magistério: Uma análise dos planos de carreira dos municípios paranaenses" visa analisar as perspectivas de formação de professores como um ... -
Acesso e qualidade em educação infantil : um estudo bibliográfico
(2021)Resumo : Nossa pesquisa teve por objetivo realizar uma análise bibliográfica relacionada ao acesso e a qualidade na Educação Infantil (EI). Para isso empreendemos uma investigação em artigos acadêmicos publicados em ... -
A formação de professoras para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais : uma experiência na rede municipal de Curitiba
(2017)Resumo : Desde a alteração do artigo 26-A da Lei no 9.394/96 pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, a educação brasileira vem se modificando para incluir a educação para as relações étnico-raciais nos currículos das instituições ... -
Acesso ao ensino superior : uma análise histórica e crítica
(2021)Resumo : O presente trabalho destina-se a apresentar uma análise histórico-crítica sobre o acesso ao ensino superior. São tratadas definições quanto ao conceito de avaliação, usando autores como Romão, Sobrinho, Luckesi, ... -
A formação continuada do professor e as TICS segundo pesquisas feitas na pós graduação em educação da UFPR
(2017)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo analisar o que se estudou no período de 2014 a 2016, sobre a formação do professor e as Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nos programas de Educação da Pós-Graduação ... -
Acesso à escola e trajetórias dos estudantes migrantes internacionais da América Latina na educação básica : uma análise da produção de desigualdades e das políticas de distribuição de oportunidades educacionais no Brasil
(2022)Resumo : A pesquisa tem como objeto a análise das trajetórias escolares de estudantes migrantes internacionais advindos da América Latina em escolas de Educação Básica, no sistema de ensino brasileiro, no período de 2014 ... -
A formação continuada de professores da educação infantil em Curitiba (2015-2017)
(2017)Resumo : A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a oferta da Formação Continuada para os Professores da Educação Infantil de Curitiba, Paraná. A Formação Continuada, além de capacitar o profissional para as diferentes ... -
Acesso à educação superior : uma perpectiva de expansão e equidade
(2020)Resumo : O presente trabalho analisa as desigualdades educacionais e o acesso à educação superior, construindo um panorama sobre o perfil dos estudantes matriculados, suas características, das Instituições de Educação ... -
Formação acadêmica em pedagogia : concepções dos alunos da Universidade Federal do Paraná
(2017)Resumo : Esta pesquisa tem por finalidade analisar e discutir concepções de acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná sobre o curso. Para tanto, investigou- se as expectativas dos alunos em relação à formação ... -
Ação gestora da(o) pedagoga(o) na escola : reflexões para uma práxis coletiva
(2015)Resumo : O desenvolvimento deste trabalho visa à compreensão dos três eixos da formação do pedagogo, a saber: docência, organização e gestão dos processos formativos escolares e não escolares e pesquisa. A intenção deste ... -
Experiências discentes : uma reflexão sobre o uso do tempo por estudantes de pedagogia da Universidade Federal do Paraná
(2017)Resumo : A presente pesquisa buscou identificar as diversas experiências de estudantes do curso de Pedagogia da UFPR em relação à organização do tempo em suas atividades diárias (nos âmbitos familiares, profissionais, ... -
Abordagem psicológica ao conceito de motivação e aplicações no ambiente escolar
(2015)Resumo : A falta de motivação para a aprendizagem tem sido apontada como um problema muito comum nas instituições escolares, sejam elas públicas ou privadas. O presente estudo visa salientar o valor da motivação para os ... -
Estudos de caso sobre dislexia descritos sob a perpectiva de estudos da neuropsicologia
(2018)Resumo : O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender um recorte do processo de desenvolvimento da linguagem escrita de duas crianças diagnosticadas com dislexia, sob a perspectiva dos estudos da ... -
Estudo sobre pesquisa em ensino de ciências na educação infantil
(2018)Resumo : Esse trabalho tem por objetivo realizar um mapeamento bibliográfico de como estão sendo realizadas as pesquisas no eixo de Ciências Naturais para a Educação Infantil. Para tanto foi realizado um levantamento nos ... -
A abordagem da sexualidade na educação infantil : percepção de professoras
(2014)Resumo : Através da percepção de que o tema sexualidade ainda é revestido de muitos mitos e tabus, principalmente quando se trata do trabalho com crianças, surgiu a necessidade de investigação sobre esta temática. O ... -
Estudo de caso no CMEI Nice Braga : considerações sobre uma biblioteca na educação infantil
(2017)Resumo : O presente trabalho foi desenvolvido a partir da observação e análise de diversas questões relacionadas à biblioteca, à literatura infantil e à formação de leitores no contexto específico da Educação Infantil, ... -
Políticas e planos nacionais de educação, aspectos históricos e reflexões sobre a educação no Brasil
(2015)Resumo : A pesquisa incialmente traça a contextualização política e histórica que envolve a construção dos Planos Educacionais brasileiros. Percorrendo desde os jesuítas, o período pombalino, o império, a primeira república ... -
Estresse na educação infantil
(2018)Resumo : O estresse tem sido um tema muito discutido, mas, na área da educação, pode-se perceber uma falta de conhecimento sobre o estresse e também sobre sua relação afetando a qualidade de vida. Com isso o estresse ... -
Políticas de educação infantil na cidade de São José dos Pinhais (2010-2013)
(2014)Resumo : Este estudo procurou pesquisar a política de acesso à educação infantil no Município de São José dos Pinhais, investigando as demandas latentes referentes à matrícula de crianças de 0 a 5 anos na educação infantil ... -
Política avaliativa : um debate sobre indicadores de qualidade em Curitiba
(2015)Resumo : Este trabalho teve como objeto de pesquisa a análise sobre a avaliação externa e os indicadores de qualidade educacional. A avaliação em larga escala é entendida como instrumento de diagnóstico educacional, que ...