Abordagem psicológica ao conceito de motivação e aplicações no ambiente escolar
Resumo
Resumo : A falta de motivação para a aprendizagem tem sido apontada como um problema muito comum nas instituições escolares, sejam elas públicas ou privadas. O presente estudo visa salientar o valor da motivação para os processos de ensino-aprendizagem, apresentando-a como composta por fatores intrínsecos e extrínsecos ao indivíduo. Destaca-se a importância de se estabelecer metas de realização dentro do processo educacional, bem como apresenta a Teoria da Autodeterminação como possível contribuição no que se refere à estimulação dos educandos, em seu crescimento pessoal e cognitivo. Tendo em vista o interesse pelo assunto, buscou-se avaliar a qualidade motivacional de 96 estudantes dos sétimos e nonos anos do Ensino Fundamental, com idade média entre 12 e 14 anos, de duas escolas da cidade de Curitiba, sendo uma pública e outra privada, mediante a aplicação da Escala de Motivação para Estudantes do Ensino Fundamental elaborada por Rufini, Bzuneck e Oliveira (2011). Alguns dados foram levantados e são apresentados neste estudo em forma de relatório descritivo e gráfico. Verificou-se que em ambas as instituições os resultados foram semelhantes, sendo que componentes motivacionais como a regulação identificada e a regulação externa foram identificados como elementos de destaque, parecendo não haver diferenças com respeito à classe social dos estudantes pesquisados. Enfatiza- se a necessidade de refletir sobre a prática pedagógica para que esta ocorra de uma maneira que desperte a motivação intrínseca dos indivíduos, a fim de que os mesmos compreendam a função da escola, demonstrem interesse em fazer parte dela, bem como desenvolvam de forma significativa os processos de ensino-aprendizagem. Abstract : The lack of motivation for learning has been a very common problem in schools, whether public or private. This study aims to highlight the importance of motivation for the teaching and learning process, and present the motivational process following their intrinsic and extrinsic factors to the person. The researchshows the importance of setting achievement goals within the educational process and highlights the self-determination theory as a main factor in student's motivation for personal and cognitive growth. To take an interest in knowing about the question of motivation in the schools actually, we sought to evaluate the motivational quality of 96 students from the 7th and the 9th yearsof elementary school, aged between 12 and 14 years old, from two schools in Curitiba, a public school and a private school. By applying the Student Motivation Scale of Elementary School prepared by Rufini, Bzuneck and Oliveira (2011), some information was collected and will be presented in this study with reports and graphics. It was found that in both of the institutions the research results were similar, highlighting the identified regulation and the external regulation as motivational factors, seems to be no differences regarding social class of students Therefore, it is necessary to reflect about the pedagogical practice for it to happen to stimulate the students intrinsic motivation, in order that they understand the school function, show interest in being part of it, as well as develop significantly the teaching and learning process.
Collections
- Pedagogia [560]