Estudo sobre pesquisa em ensino de ciências na educação infantil
Resumo
Resumo : Esse trabalho tem por objetivo realizar um mapeamento bibliográfico de como estão sendo realizadas as pesquisas no eixo de Ciências Naturais para a Educação Infantil. Para tanto foi realizado um levantamento nos documentos que norteiam o ensino, o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil (1998), a Base Nacional Comum Curricular (2017) e o Caderno I do Município de Curitiba (2016) e também nas revistas acadêmicas, a partir das fontes CAPES, SCIELO e Revista IENCI. A sondagem se deu em função de compreender quais os conteúdos a serem ensinados, os objetivos e as atividades propostas nesse nível de ensino. Foi verificado que em relação aos conteúdos os documentos apontam blocos temáticos que envolvem o mundo social e físico, além do próprio corpo da criança. As atividades sugeridas são bastante abrangentes, com ênfase para o lúdico e a valorização do conhecimento prévio da criança. Já os objetivos se direcionam para desenvolver habilidades motoras, comportamentos e vivências. As pesquisas, de modo geral tomam um conteúdo para estudo, com predomínio para a temática "animais", prevalecendo as atividades como desenho e roda de conversa. Os objetivos dos pesquisadores, de modo geral, pretendem expandir os conhecimentos das crianças. Tomando por base alguns autores para o desenvolvimento teórico da aprendizagem, como Dewey (1959), Bizzo (1998), Saviani (1995), Vigotsky (1998 e 2010) defende-se aqui o ensino por investigação na educação infantil. E esta parece não ter prioridade nem nos documentos nem as pesquisas. Apesar do pouco material acadêmico para dar suporte a este estudo, ficou claro que a preparação do professor para lecionar conteúdos de Ciências é uma chave importante para o desenvolvimento dos conteúdos, alicerce que deve ser proporcionado na formação continuada. Abstract : The objective of this work is to carry out a bibliographic mapping of how research is being carried out in the field of Natural Sciences for Early Childhood Education. To do so, a survey was carried out in the documents that guide the teaching, the National Curriculum Framework for Early Childhood Education (1998), the Curricular National Common Base (2017) and the Notebook I of the Municipality of Curitiba (2016) and in the academic journals, from the sources CAPES, SCIELO and IENCI Magazine. The survey was based on the understanding of the contents to be taught, the objectives and the activities proposed at this level of education. It was verified that in relation to the contents the documents point to thematic blocks that involve the social and physical world, besides the own body of the child. The suggested activities are quite comprehensive, with emphasis on the playfulness and appreciation of the child's prior knowledge. Already the objectives are directed to develop motor skills, behaviors and experiences. Research generally takes a content for study, with predominance for the theme "animals", prevailing activities as a drawing and conversation wheel. Researchers' goals, in general, are to expand children's knowledge. Based on some authors for the theoretical development of learning, such as Dewey (1959), Bizzo (1998), Saviani (1995), Vigotsky (1998 and 2010), research teaching in preschool education is advocated here. In addition, this seems to have no priority in documents or research. Despite the lack of academic material to support this study, it was clear that teacher preparation to teach science content is an important key to content development, a foundation that must be provided in continuing education.
Collections
- Pedagogia [622]