A abordagem da sexualidade na educação infantil : percepção de professoras
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Data
2014Autor
Santos, Maridelza Luciano Cavalli dos
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Resumo : Através da percepção de que o tema sexualidade ainda é revestido de muitos mitos e tabus, principalmente quando se trata do trabalho com crianças, surgiu a necessidade de investigação sobre esta temática. O levantamento bibliográfico contempla a visão de sexualidade na perspectiva Psicanalítica, tendo como principal autor Sigmund Freud, além da visão Emancipatória e Transversal, bem como nos Fundamentos Legais vigentes (PCN 's e RCN). Além disso, o presente trabalho se propõe a analisar relatos de professoras da Educação Infantil que atendem a crianças de três a cinco anos, buscando visualizar aspectos relevantes da sexualidade infantil no ambiente escolar: (1) manifestações das crianças; (2) a visão e o posicionamento das professoras entrevistadas quanto ao assunto. Foi utilizado como instrumento para a obtenção dos dados um roteiro de entrevista semi-estruturado, aplicado a seis professoras (sendo três da rede pública e três da rede privada) de duas instituições localizadas na região norte de Curitiba-PR. Finalmente, o trabalho encaminha questionamentos sobre a eficácia da formação de professores com relação à abordagem da sexualidade na Educação Infantil. Abstract : Through the perception that the sexuality is still an issue full of myths and taboos, especially when it comes to working with children, our need to investigate this theme has arisen. The Bibliographical survey discusses the sexuality in psycho-analytic perspective, having as main author Sigmund Freud, Besides the emancipatory vision and transversal, as well as the current legal foundations (PNC 's and RCN). Furthermore, the present study aims to analyze reports of kindergarten teachers who work with children aged between three and five, in order to know relevant aspects about infantile sexuality in the school environment: (1) manifestation of children; (2) the vision and position of the teachers interviewed about this issue. We used a semi-structured interview script as an instrument to obtain data, applied to six teachers (three from public network and three from private network) in two institutions located in the North Region of Curitiba –PR. Finally, the work forwards questions about the effectiveness the teachers formation in relation approach to the sexuality in Early Childhood Education.
Collections
- Pedagogia [560]