A formação de professoras para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais : uma experiência na rede municipal de Curitiba
Resumo
Resumo : Desde a alteração do artigo 26-A da Lei no 9.394/96 pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, a educação brasileira vem se modificando para incluir a educação para as relações étnico-raciais nos currículos das instituições de ensino. Partindo desta temática, esta pesquisa analisou um curso de formação de professoras no município de Curitiba, e desta forma, teve como objetivo identificar os desafios presentes na realização de um curso de formação de professoras em Educação para as Relações Étnico-Raciais, desenvolvido a distância, a partir da perspectiva das sujeitas que nele atuaram. Para tanto foram realizadas três entrevistas semiestruturadas, com coordenadora plataforma moodle, uma tutora e a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação responsável pelo tema nesta secretaria. Além disso, as professoras cursistas foram consultadas por meio de um questionário online. Como resultado é possível concluir que professoras e demais envolvidas, consideraram a experiência construtiva e validaram a modalidade à distância, porém, apontam a necessidade de mais momentos presenciais e conteúdos adaptados à modalidade.
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- Pedagogia [622]