Formação acadêmica em pedagogia : concepções dos alunos da Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo : Esta pesquisa tem por finalidade analisar e discutir concepções de acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná sobre o curso. Para tanto, investigou- se as expectativas dos alunos em relação à formação acadêmica, as opiniões que as cursistas possuem sobre a relação dos pedagogos com os professores, como elas concebem o campo de atuação do pedagogo e a importância da formação continuada. Em termos metodológicos, tratar-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativa, usando-se como instrumento de coleta de dados o questionário. Para análise dos dados, os participantes foram divididos em dois grupos GA (acadêmicos que ingressaram no curso de Pedagogia em 2017) e GB (acadêmicos concluintes do curso de Pedagogia em 2017). Os dados sugerem que a maioria dos respondentes escolheu o curso de Pedagogia porque gostam da área de educação e querem ter mais conhecimento sobre a mesma, e que o papel do pedagogo é de orientador, auxiliar, mediador e coordenador
Collections
- Pedagogia [622]