A formação continuada de professores da educação infantil em Curitiba (2015-2017)
Resumo
Resumo : A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a oferta da Formação Continuada para os Professores da Educação Infantil de Curitiba, Paraná. A Formação Continuada, além de capacitar o profissional para as diferentes áreas da docência, auxiliam, também, nas diferentes especificidades da Educação Infantil. O intuito da pesquisa é mostrar como a Formação Continuada é vista do ponto de vista dos professores e qual a contribuição que terão para sua formação. Os autores que fundamentaram a pesquisa foram: Almeida (1987), Cerisara (1995 e 2004), Costa (2008), Collins (2002), Craidy (2001), Edwards (1999), Garanhani (2004), Grace (2001), Hernández (2000), Kishimoto (2002), Kinney (2009), Kramer (2006), Libâneo (2004), Paula (2005), Piaget (1975), Peteerson (2002), Rocha (1999), Sanmarti (2009), Shores (2001), Silva (2011), Wharton (2009). Também, documentos como Referenciais para Estudo e Planejamento na Educação Infantil, Cadernos Pedagógicos, e também as leis, como LDB, Diretrizes e Referenciais Curriculares. Como metodologia do trabalho, foram realizadas a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica, foram selecionados autores que estudam o tema. Na pesquisa de campo, selecionou-se 3 (três) CMEI’s para realizar a pesquisa, com a ajuda de um questionário. Foram elencadas e criadas por mim mesmo, três categorias de análise para realizar a Pesquisa de Campo: 1- significado da Formação Continuada; 2- temas considerados mais relevantes; 3- contribuição dos materiais, livros e documentos elaborados pela SME. Como resultados finais, verificou-se na 1a categoria que 6 (seis) das 7 (sete) professoras entrevistadas afirmaram que a Formação Continuada é muito importante para a prática. Na 2a categoria, as professoras entrevistadas consideraram alguns temas mais importantes que outros, e afirmaram buscar sempre conhecimento. Na 3a e última categoria, as professoras consideraram a contribuição dos materiais, livros e documentos. Com base nas categorias de análises e na pesquisa bibliográfica, percebe-se o quão importante é a Formação Continuada para os professores. Abstract : The research aims to reflect on the offer of Continuing Formation for Teachers of Early Childhood Education in Curitiba, Paraná. The Continuing Formation, besides qualifying the professional for the different areas of teaching, also helps in the different specificities of Early Childhood Education. The purpose of the research is to show how Continued Formation is seen from the teachers' point of view and what contribution they will make to their formation. The authors who supported the research were: Almeida (1987), Cerisara (1995 e 2004), Costa (2008), Collins (2002), Craidy (2001), Edwards (1999), Garanhani (2004), Grace (2001), Hernández (2000), Kishimoto (2002), Kinney (2009), Kramer (2006), Libâneo (2004), Paula (2005), Piaget (1975), Peteerson (2002), Rocha (1999), Sanmarti (2009), Shores (2001), Silva (2011), Wharton (2009). Also, documents such as Reference for Study and Planning in Early Childhood Education, Pedagogical Notebooks, as well as laws such as LDB, Curricular References. As work methodologies, were carried out bibliographical research and field research. In the bibliographic research, authors who studied the subject were selected. In the field research, 3 CMEI's were selected to conduct the research, with the help of a questionnaire. They were listed and created by myself, three categories of analysis were performed to conduct the Field Research: 1 - meaning of Continuing Formation; 2 - themes considered more relevant; 3 - contribution of the materials, books and documents elaborated by the SME. As final results, it was verified in the first category that 6 (six) of the 7 (seven) teachers interviewed affirmed that Continuing Formation is very important for the practice. In the second category, the teachers interviewed considered some topics more important than others, and claim that they always look for knowledge. In the third and final category, teachers considered the contribution of materials, books and documents. Based on the categories of analysis and bibliographic research, it can be seen how important Continuous Formation is for teachers.
Collections
- Pedagogia [622]