Pedagogia
Navegar por
Submissões recentes
-
Conhecendo a implementação da lei 10.639/03 na educação básica por meio de pesquisas acadêmicas
(2016)Resumo : Este trabalho teve como objetivo mapear como a Lei 10.639/03 tem sido implementada na educação básica de acordo com as pesquisas acadêmicas. Foram selecionadas seis dissertações e uma tese da subcategoria Implementação ... -
Discutindo a relação entre família e uma instituição de educação infantil em Curitiba/PR
(2016)Resumo : Este estudo apresenta reflexões acerca da relação entre as famílias e as instituições de educação infantil concebidas como contextos de desenvolvimento e de formação humana. Parte-se do pressuposto de que as funções ... -
Relações entre desigualdades territoriais e educacionais : um estudo exploratório sobre características dos estudantes de uma escola pública municipal de prestígio
(2017)Resumo : Este trabalho analisa a composição da população atendida por uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Curitiba, considerada de prestígio. Os pressupostos teórico-metodológicos deste estudo ... -
Condições de qualidade e o papel dos Conselhos Municipais de Curitiba, Pinhais, Araucária e São José dos Pinhais
(2021)Resumo : O presente trabalho tem-se como objetivos específicos analisar as normativas do Conselho Municipal de Educação (CME) dos municípios de Araucária, Curitiba, São José é das Pinhais e Pinhais, visto que compõem ... -
Percepção de crianças de 3° ano ensino fundamental sobre as aulas de matemática
(2016)Resumo : Neste trabalho, debruçamo-nos a investigar qual a perspectiva das crianças do 3° do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Curitiba-PR, sobre a aula de Matemática. Para tanto, utilizamos pesquisas de autores ... -
O professor do atendimento educacional especializado e as tecnologias assistivas para a deficiência Física/Neuromotora
(2016)Resumo : O paradigma da inclusão prevê a inserção do público alvo da Educação Especial nos espaços sociais e educacionais. Diversas ações, políticas públicas educacionais e administrativas foram implantadas, e ao longo da ... -
O currículo de formação docente no Brasil e na Irlanda
(2017)Resumo : O objeto do presente trabalho é a formação de professores, tendo como objetivo um estudo comparado entre os cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (Brasil) e de Bacharel em Educação da Universidade ... -
Base Nacional Comum : uma análise a partir das matérias publicas no jornal "folha de São Paulo" no período de 2015
(2016)Resumo : Durante o ano 2015 a discussão sobre o currículo nacional em construção no país foi objeto recorrente de discussão, chegando à grande mídia. O currículo nacional, previsto na Constituição de 1988 e na LDB de 1996, ... -
O bebê como sujeito da pesquisa acadêmica : um levantamento do Banco de Teses e Dissertações da CAPES
(2016)Resumo : O intuito desta pesquisa foi identificar autores, metodologias e temas recorrentes na produção educacional que tematizam bebês para isso buscamos teses e dissertações no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de ... -
A criança ano 1° no ensino fundamental de nove anos: os conceitos de alfabetização, letramento e infância nos documentos orientadores e projetos políticos pedagógicos de escolas municipais de Curitiba
(2016)Resumo : Esta monografia teve como principal objetivo compreender, por meio da análise de documentos orientadores e de Projetos Políticos Pedagógicos de Escolas Municipais de Curitiba, se houve, após a instituição da Lei ... -
Empatia no processo de ensino e aprendizagem
(2016)Resumo : Este estudo procurou investigar a empatia no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio, discutindo a importância da construção dos relacionamentos com o outro na escola. Defende o fortalecimento de aspectos ... -
Como os pais se relacionam com a escola de seus filhos ?
(2016)Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema e principal objetivo, compreender a relação dos pais com a escola de seus filhos. Para tanto, procuramos artigos que abordassem esse tema e coletamos ... -
A transformação do sistema educacional em sistema educacional inclusivo?
(2016)Resumo : Esta monografia busca responder a indagações: Como os programas oficiais (legais e pedagógicos) do governo federal, estadual (Paraná) e municipal (Curitiba) se posicionam sobre a inclusão de alunos portadores de ... -
A organização dos espaços na educação infantil : as crianças e os cantos de atividades diversificadas
(2016)Resumo : O presente trabalho trata sobre a organização dos espaços nas instituições de Educação Infantil, com ênfase na discussão acerca da modalidade organizativa denominada "cantos de atividades de diversificadas", ... -
O livro didático e o professor : o caso de uma escola municipal de Curitiba nos anos iniciais do ensino fundamental
(2016)Resumo : Como foco principal a relação do livro didático e o professor, e como um recurso para as aulas, utilizado pelos professores (as). Livro didático é um recurso necessário no processo de alfabetização, auxiliando o ... -
Juventude como um novo segmento social : um estudo de caso de duas escolas estaduais em Curitiba/2016
(2016)Resumo : O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o que é juventude, como seu deu sua construção histórica e o seu reconhecimento legal, bem como conhecer as características, preocupações e necessidades do jovem ... -
Formação inicial de professores na Educação de Jovens e Adultos : o que dizem os documentos atuais
(2016)Resumo : Este TCC apresenta, de modo sucinto, abordagem sobre a formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma análise bibliográfica de documentos regionais para a formação de ... -
Cantos de atividades diversificadas : um estudo a partir da organização do espaço de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba
(2016)Resumo : O presente trabalho refere-se ao estudo da organização do espaço no contexto da educação infantil, mais especificamente o espaço de um CMEI de Curitiba no planejamento dos Cantos de Atividades Diversificadas ... -
Cantos de atividades diversificadas sob a perpectiva da criança de 3 a 4 anos
(2016)Resumo : O objetivo da presente pesquisa foi analisar e compreender a perspectiva das crianças inseridas na Educação Infantil em relação às propostas pedagógicas ofertadas a elas. Para isso, foram utilizados os seguintes ...