Pedagogia
Navegar por
Submissões recentes
-
Literatura infantil e temas fraturantes : uma sequência didática para abordar o tema da morte com as crianças
(2024)Resumo : O presente trabalho problematiza a literatura infantil como caminho para a abordagem de temas fraturantes, nomenclatura dada a temáticas consideradas tabus ou delicadas (Gama-Khallil, et, al, 2022). Centraliza-se ... -
Letramento literário nos anos iniciais do ensino fundamental e sua contribuição para a formação do leitor
(2024)Resumo : Este trabalho teve como objetivo ampliar a compreensão sobre o letramento literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de pesquisa documental, bibliográfica e relato de experiência. Também se analisou ... -
Gênero e sexualidade nas brincadeiras e nos brinquedos na educação infantil a partir de reportagens online
(2024)Resumo : Este trabalho aborda a influência de gênero nos brinquedos e brincadeiras infantis, investigando como as práticas pedagógicas e sociais contribuem para a construção das identidades de gênero desde a infância. O ... -
As relações entre atenção e compreensão de leitura : uma revisão sistemática
(2024)Resumo : Com base na Psicologia Cognitiva e na Neurociência Cognitiva, entende-se que a atenção é um fenômeno complexo e multifacetado, composto por três circuitos anatomicamente separados que atuam em conjunto para ... -
Entre presenças e ausências : mulheres adultas com altas habilidades/superdotação na produção teórica brasileira
(2024)Resumo : Este trabalho investiga a produção acadêmica brasileira sobre mulheres adultas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), analisando artigos revisados por pares disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. A ... -
Trajetórias de mulheres migrantes : experiências linguísticas e culturais
(2024)Resumo : Este trabalho tem como objetivo analisar as trajetórias sociais de mulheres migrantes, com ênfase nos aspectos linguísticos e culturais que se relacionam com a inserção em um novo país. A pesquisa se fundamenta ... -
A intencionalidade do cuidar e o educar como indissociável na educação infantil
(2024)Resumo : O objetivo da presente pesquisa é mapear, através de uma revisão de literatura, como se apresenta, em nível nacional, a perspectiva da intencionalidade do cuidar e do educar como sendo indissociáveis na educação ... -
Formação antirracista no curso de pedagogia/UFPR : a irrupção da educação escolar quilombola do Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos
(2024)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo analisar a irrupção da Educação Escolar Quilombola enquanto prática antirracista nos processos formativos do Curso de Pedagogia na UFPR. A pesquisa dialoga com quatro estudos ... -
Financiamento da alimentação escolar : uma análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar no primeiro anel metropolitano de Curitiba
(2024)Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa aspectos do financiamento da alimentação escolar, no que se refere à distribuição de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no ano de 2022, ... -
O papel intersetorial do Programa Nacional de Alimentação escolar : da segurança alimentar e nutricional à equidade social
(2024)Resumo : Este trabalho inspeciona o papel do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), como uma Política Pública Saudável (PPS) no âmbito da políticas educacionais brasileiras. O enfoque está na possível contribuição ... -
A autoestima de crianças negras e sua relação com a escola/educação : indagações a partir das reflexões de um pedagogo negro
(2024)Resumo : A autoestima é fator importante na constituição da identidade, que é elemento fundamental na construção da autoestima negra. O racismo danifica a autoestima da raça negra, a nível social e individual, de forma a ... -
Fatores de risco à saúde mental de professoras/es da rede pública de ensino do Brasil : uma revisão integrativa
(2024)Resumo : Este trabalho é de cunho qualitativo, seu objetivo foi investigar fatores de risco à saúde mental de docentes do ensino fundamental da rede pública de ensino no Brasil, caracterizando-se como uma revisão integrativa ... -
Educação e cidadania sacrificial : uma revisão das produções acadêmicas no Brasil
(2024)Resumo : Este trabalho teve como objetivo analisar a intrincada relação entre cidadania sacrificial e educação no contexto brasileiro, utilizando uma abordagem qualitativa baseada em Revisão Sistemática de literatura, a ... -
(In)visibilidade do racismo em trajetórias escolares na perspectiva de pedagogas e professoras
(2024)Resumo : Esta pesquisa buscou investigar como pedagogas e professoras avaliam os efeitos de suas práticas nas trajetórias de estudantes negros e brancos. As desigualdades raciais que incidem sobre a escola resultam em ... -
A influência do vínculo afetivo em crianças e adolescentes em acolhimento institucional por meio da escuta ativa : uma revisão sistemática
(2024)Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia tem como objetivo investigar como o estabelecimento de vínculo afetivo, por meio da escuta ativa, influencia a percepção de si e do outro, em crianças e ... -
Materiais audiovisuais no caminho para ensinar, aprender, ensinar a combater os processos de injustiça e de racismo ambiental : aos docentes da educação infantil
(2023)Resumo : O presente trabalho refere-se à criação e apresentação de um quadro de questionamentos reflexivos e análise do potencial pedagógico de materiais audiovisuais infantis na perspectiva do enfrentamento sobre questões ... -
Avaliação da qualidade técnica do treinamento de profissionais facilitadores do Caregiver Skills Training (CST)
(2023)Resumo : Visando o impacto social, a Organização Mundial da Saúde em parceria com a Autism Speaks, organizou o Caregiver Skills Training (CST), um programa de capacitação parental que visa viabilizar intervenções adequadas ... -
Avaliação da aprendizagem escolar numa perspectiva emancipatória freireana
(2023)Resumo : O objetivo desta pesquisa foi destacar a importância da avaliação da aprendizagem escolar sob uma perspectiva emancipatória, demonstrando como ela se torna um elemento essencial da atividade educativa, presente ... -
O bilinguismo no desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica : revisão integrativa da literatura
(2023)Resumo : O presente estudo tem como objetivo analisar as publicações dos últimos 10 anos sobre a relação entre bilinguismo e consciência fonológica (CF) em falantes de Língua Portuguesa. Entende-se o bilíngue como aquele ... -
A literatura como instrumento de representatividade e diversidade
(2023)Resumo : Este trabalho propõe uma análise reflexiva acerca da influência da literatura na formação da consciência individual e social, destacando sua habilidade intrínseca para fomentar a diversidade e a representatividade, ...