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    Formação de professores e valorização do magistério : uma análise dos planos de carreira dos municípios paranaenses

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    MICHELE JIOMBRA ALVES DE OLIVEIRA.pdf (943.4Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Oliveira, Michele Jiombra Alves de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente trabalho intitulado "Formação de professores e valorização do magistério: Uma análise dos planos de carreira dos municípios paranaenses" visa analisar as perspectivas de formação de professores como um dos aspectos que contribuem para a profissionalização, para tal, tem um eixo de discussão centrado na perspectiva político- histórica que permeia a profissão docente. O texto trata de legislações federais, estaduais e municipais em diálogo com a literatura pertinente ao tema, apresentando os dispositivos encontrados que se relacionam diretamente com a valorização dos docentes da educação básica em 200 planos de carreira de municípios paranaenses. Destaca-se aqui o foco no detalhamento de elementos contidos nos planos de carreira docente sobre a formação inicial e continuada de professores das redes de ensino dos municípios do estado do Paraná em um comparativo, principalmente, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e o Plano Nacional de Educação de 2014. Ao todo, trabalhou-se com dados de 196 planos de carreiras que foram encontrados por meio da Rede Mundial de Computadores e registrados no Banco de Dados da Pesquisa "Sindicalismo Docente e o Piso Salarial Profissional no Estado do Paraná", de autoria da Prof.a Dra. Andrea B. Gouveia. Como conclusão principal foi possível identificar que os planos de carreira privilegiam a formação de nível médio para a educação infantil e o nível superior para o ensino fundamental, o que ainda que siga a legislação federal, o faz oficializando uma desigualdade interna na profissão. Outro destaque é a presença mais frequente de formação continuada no âmbito da especialização e a valorização de cursos de mestrados e doutorado concentrado em grandes centros.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86775
    Collections
    • Pedagogia [616]

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