• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Experiências discentes : uma reflexão sobre o uso do tempo por estudantes de pedagogia da Universidade Federal do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LARISSA CORREA.pdf (1.910Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Correa, Larissa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A presente pesquisa buscou identificar as diversas experiências de estudantes do curso de Pedagogia da UFPR em relação à organização do tempo em suas atividades diárias (nos âmbitos familiares, profissionais, universitários e de lazer). Tendo como eixos principais de análise gênero, geração, pertencimento étnico-racial e origem de classe, a metodologia utilizada consistiu na aplicação de um questionário on line, composto por 42 perguntas (12 abertas e 30 fechadas), que foi divulgado em redes sociais e enviado por e-mail aos estudantes. Foram coletadas respostas de 105 estudantes, que permitiram traçar o perfil sócio demográfico, identificar composições familiares, condições de trabalho remunerado e não remunerado, correlacionando estes fatores à distribuição de tempo entre hábitos cotidianos (esporte, lazer religião), tempo de estudo e com o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Os dados demonstram que, para muitos estudantes, o tempo para o estudo é condicionado pelas outras atividades que desenvolvem, pois estudam apenas "quando possível", ou desenvolvem estratégias para conseguir encaixar o estudo em suas rotinas (trajeto de ônibus, horário de almoço, finais de semana). Assim, existem fatores externos que impactam em diferenças entre os estudantes. Por outro lado, existem questões individuais que também levam a diferenças entre os resultados dos estudantes, como a gestão do tempo (organização e planejamento). Ao perceber a grande demanda profissional de tempo entre os estudantes e o acúmulo de outras responsabilidades, uma hipótese era a de que os IRAs refletiriam a falta de tempo. Contudo, os IRAs do grupo analisado, de forma geral, podem ser associados a um bom rendimento acadêmico. Quando o desempenho acadêmico deixa de ser direcionado apenas às notas e leva em consideração atividades extracurriculares ofertadas pela instituição, as dificuldades e diferenças aparecem com mais nitidez.
     
    Abstract : The present research sought to identify the various experiences of students of Pedagogy of Federal University of Paraná (UFPR) in what refers to their time organization in their daily activities (in familiar, professional, university and leisure spaces). Based on gender, generation, ethnicity and class origins, the methodology used consisted on the application of an online questionnaire, composed of 42 questions (12 open and 30 closed), which was published in social networks and sent by e-mail to students. A total of 105 students answered the questionnaire, which allowed establishing a socio-demographic profile of the students, and identifying family compositions, paid and unpaid working conditions, correlating these factors with the distribution of time between daily habits (sports, leisure religion), study time and Academic Performance Index (IRA). The data show that for many students, the time for study is conditioned by other activities they develop, because they only study "when it is possible" or develop a strategy to fit the study into their routines (bus route, lunch, weekends). Thus, there are external factors that results on differences among students. On the other hand, there are individual issues that also lead to differences in students results, such as time management (organization and planning). Realizing a great professional demand for time among students and the accumulation of other responsibilities, a hypothesis was raised, in which the IRAs would reflect the lack of time. However, the IRAs of the analyzed group, in general, can be associated with a good academic performance. When academic performance is not related only to grades or academic index but also considers other academic activities offered by the university, the difficulties and differences appear more clearly.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87982
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV