• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Acesso e qualidade em educação infantil : um estudo bibliográfico

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    FERNANDA DOS SANTOS LOURENCO.pdf (1.563Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Lourenço, Fernanda dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Nossa pesquisa teve por objetivo realizar uma análise bibliográfica relacionada ao acesso e a qualidade na Educação Infantil (EI). Para isso empreendemos uma investigação em artigos acadêmicos publicados em periódicos, num recorte temporal entre os anos de 2013 a 2020. Realizamos buscas pelos descritores: cobertura, oferta, obrigatoriedade, acesso e qualidade; cruzamos com os termos: educação infantil, creche, pré-escola, crianças de zero a três anos, crianças de quatro a cinco anos e crianças de zero a seis anos. A composição total do corpus em questão foi de 47 artigos selecionados. Percebemos que existem vários fatores limitantes para que as intenções de ampliação da cobertura e da qualidade da Educação Infantil sejam efetivadas, por exemplo: a falta de investimento na infraestrutura das instituições de Educação Infantil, falta de valorização dos educadores e as desigualdades socioeconômicas existentes em diversas regiões do Brasil, principalmente com ausência de oferta, justamente nas regiões mais pobres do país. Descobrimos também que outros obstáculos são: entender equivocadamente que a pré- escola é um preparatório para a escola, e também a terceirização das creches deixando a maioria nas mãos de instituições conveniadas. Assim persistem ainda inúmeros desafios a serem vencidos para que ocorram mudanças positivas relacionadas ao direito da criança o acesso e permanência na Educação Infantil de qualidade
     
    Abstract : Our research aimed to carry out a bibliographic analysis related to access and quality in Early Childhood Education (EI). For this, we undertook an investigation in academic articles published in periodicals, in a time frame between the years 2013 to 2020. We conducted searches for the descriptors: coverage, offer, mandatory, access and quality; we cross-refer to the terms: early childhood education, day care, preschool, children aged zero to three, children aged four to five and children aged zero to six. The total composition of the corpus in question was 47 selected articles. We realize that there are several limiting factors for the intentions of expanding the coverage and quality of early childhood education to be carried out, for example: the lack of investment in the infrastructure of early childhood education institutions, the lack of appreciation of educators and the socioeconomic inequalities that exist in several regions of Brazil, mainly with a lack of supply, precisely in the poorest regions of the country. We also discovered that other obstacles are: misunderstanding that preschool is a preparation for school, and also the outsourcing of daycare centers leaving the majority in the hands of partner institutions. Thus, there are still countless challenges to be overcome in order for positive changes related to the right of the child to have access to and remain in quality early childhood education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85682
    Collections
    • Pedagogia [609]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV