A intencionalidade do cuidar e o educar como indissociável na educação infantil
Resumo
Resumo : O objetivo da presente pesquisa é mapear, através de uma revisão de literatura, como se apresenta, em nível nacional, a perspectiva da intencionalidade do cuidar e do educar como sendo indissociáveis na educação infantil. Para isso, a análise se ampara em documentos legais que envolvem a educação infantil no que diz respeito ao cuidar e educar como partes complementares entre si, e pressupostos teóricos de autores como Cerisara (1999), Campos (1994), Kuhlmann (2000), Maranhão (2000), Oliveira (2020), entre diversos outros pesquisadores que discutem sobre a temática. Para o desenvolvimento do assunto, foi escolhida a metodologia qualitativa e quantitativa, utilizando dados do Laboratório de Dados Educacionais para acrescentar dados relevantes sobre o panorama nacional sobre a formação atual dos docentes, bem como, apresentar sua importância para a realização do binômio cuidar e educar. Dessa maneira, a pesquisa aponta as diversas nuances entre essas intenções; a interferência da conjuntura histórica sobre sua manifestação atual; os preconceitos surgidos não somente sobre estas atitudes, mas em quem o pode realizá-lo; e a importância da formação pedagógica, apesar de ainda não ser totalmente atingida em todo território nacional
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- Pedagogia [616]