Gênero e sexualidade nas brincadeiras e nos brinquedos na educação infantil a partir de reportagens online
Resumo
Resumo : Este trabalho aborda a influência de gênero nos brinquedos e brincadeiras infantis, investigando como as práticas pedagógicas e sociais contribuem para a construção das identidades de gênero desde a infância. O objetivo principal é analisar como os brinquedos e as atividades de brincadeira podem reforçar estereótipos de gênero e limitar as possibilidades de expressão das crianças, refletindo na formação de suas identidades. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa e bibliográfica, com a análise de obras de autores que discutem gênero, infância e educação, visando identificar como essas construções sociais afetam as escolhas e comportamentos infantis. Os resultados indicam que, apesar dos avanços na Educação Infantil, os estereótipos de gênero ainda estão presentes, principalmente por meio da divisão de brinquedos e brincadeiras em categorias "masculinas" e "femininas". A pesquisa destaca a necessidade de uma postura crítica dos educadores para desconstruir essas limitações, oferecendo às crianças oportunidades de desenvolvimento sem imposições de gênero. Conclui-se que é essencial promover uma educação inclusiva e livre de estereótipos, para permitir que as crianças se expressem e se desenvolvam plenamente, sem as barreiras impostas pelas normas de gênero Abstract : This study addresses the influence of gender on children's toys and play, investigating how pedagogical and social practices contribute to the construction of gender identities from childhood. The main objective is to analyze how toys and play activities can reinforce gender stereotypes and limit children's expression, impacting the formation of their identities. The research employs a qualitative and bibliographic methodology, analyzing works by authors who discuss gender, childhood, and education, aiming to identify how these social constructs affect children's choices and behaviors. The results indicate that, despite advances in early childhood education, gender stereotypes are still present, primarily through the division of toys and play into "masculine" and "feminine" categories. The research highlights the need for a critical stance from educators to deconstruct these limitations, offering children opportunities for development free from gender impositions. It concludes that promoting an inclusive and stereotype-free education is essential to allow children to express and develop fully, without the barriers imposed by gender norms.
Collections
- Pedagogia [616]