As relações entre atenção e compreensão de leitura : uma revisão sistemática
Resumo
Resumo : Com base na Psicologia Cognitiva e na Neurociência Cognitiva, entende-se que a atenção é um fenômeno complexo e multifacetado, composto por três circuitos anatomicamente separados que atuam em conjunto para selecionar, direcionar e gerenciar os estímulos percebidos pelos sentidos. Assim, a atenção seria parte essencial do processo de aprendizado e da compreensão da leitura. Compreende-se por compreensão de leitura a extração de significados do texto, o entendimento do contexto e, sobretudo, os aspectos implícitos na obra, captados por meio de conhecimento de mundo e inferências. Com o objetivo de analisar, nas pesquisas recentes, a relação entre atenção e compreensão de leitura, este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura publicada entre Janeiro de 2014 e Outubro de 2024. Foram incluídos estudos empíricos com estudantes brasileiros de 6 a 17 anos de idade. Para o processo de seleção, utilizaram-se os itens apontados na declaração Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Dessa forma, dos 170 registros encontrados nos bancos de dados EBSCOhost, PEPSIC, SCIELO, CAPES e BDTD, 12 pesquisas foram incluídas para o processo de revisão, dentre elas 4 artigos, 4 teses e 4 dissertações. Todas lidas na íntegra, descritas e caracterizadas de acordo com o ano de publicação, o número e o tipo da amostra, os métodos e os testes utilizados para avaliar a atenção e a compreensão leitora. Por meio da avaliação, observou-se que as pesquisas poderiam ser agrupadas em pesquisas experimentais e não experimentais, de acordo com os desenhos. A saber: cinco estudos quase experimentais, caracterizados pela aplicação de uma proposta de intervenção em funções executivas e uma delas em remediação fonológica; ainda dentro das pesquisas quase experimentais foram observados dois estudos de caso com amostras única e dupla. Quanto às não experimentais, foram identificadas cinco pesquisas transversais correlacionais, que se destacam pela obtenção e análise de dados em um determinado período do tempo. Os resultados encontrados nas pesquisas revelaram que, embora a atenção esteja envolvida na compreensão leitora, ela não foi preditora. No entanto, alguns estudos creditaram a falta de compreensão ao TDAH, sugerindo o comprometimento no controle inibitório, no monitoramento e no planejamento, entre outras habilidades cognitivas de nível superior. Isso nos leva a hipotetizar que parte das dificuldades de compreensão esteja ligada à rede executiva da atenção, responsável pelo controle dos processos atencionais envolvidos na leitura e sua compreensão. Assim, consideramos ser necessário realizar novos estudos que avaliem outros aspectos da atenção, especialmente a rede executiva de atenção, para elucidar essa questão Abstract : This study draws on Cognitive Psychology and Cognitive Neuroscience, where attention is understood as a complex phenomenon and multifaceted phenomenon, consisting of three anatomically separate circuits that work together to select, direct, and manage stimuli perceived by the senses. In this way, attention is considered an essential part of the learning process and reading comprehension. Reading comprehension is understood as the extraction of meanings from the text, the understanding of the context, and especially the implicit aspects of the work, captured through world knowledge and inferences. To analyze the relationship between attention and reading comprehension in recent research, this study conducted a systematic review of the literature published between January 2014 and October 2024. Empirical studies involving Brazilian students aged 6 to 17 years were included. The selection process followed the items indicated in the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) declaration. Out of the 170 records found in the EBSCOhost, PEPSIC, SCIELO, CAPES, and BDTD databases, 12 studies were included for the review process, comprised of 4 articles, 4 theses, and 4 dissertations, entirely read it, described, and characterized according to the year of publication, the number and type of the sample, the methods, and the tests used to evaluate attention and reading comprehension. Through the evaluation, it was observed that the studies could be grouped into experimental and non-experimental research according to their designs. Specifically: five quasi-experimental studies characterized by the application of an intervention proposal in executive functions, one of them in phonological remediation; within the quasi-experimental research, two case studies with single and double samples were observed. Regarding non-experimental research, five cross-sectional correlational studies were identified, which stood out for obtaining and analyzing data over a specific period. The results of the studies indicated that, although attention is involved in reading comprehension, it was not a predictor. However, some studies attributed the lack of comprehension to ADHD, suggesting impairment in inhibitory control, monitoring, and planning, among other higher-level cognitive abilities. This leads us to hypothesize that part of the comprehension difficulties may be linked to the executive attention network, which is responsible for controlling the attentional processes involved in reading and its comprehension. Therefore, we consider it necessary to conduct further studies that evaluate other aspects of attention, especially the executive attention network, to elucidate this issue
Collections
- Pedagogia [616]