• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Entre presenças e ausências : mulheres adultas com altas habilidades/superdotação na produção teórica brasileira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_M_CAROLINE_FERREIRA.pdf (2.427Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Ferreira, Caroline de Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho investiga a produção acadêmica brasileira sobre mulheres adultas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), analisando artigos revisados por pares disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa utiliza a interseccionalidade como referencial teórico, considerando gênero, raça e superdotação, para explorar como esses marcadores sociais influenciam a visibilidade e o reconhecimento dessas mulheres no campo acadêmico. A metodologia adotada é a revisão integrativa, com critérios rigorosos de seleção e análise de artigos. Foram identificadas lacunas significativas na literatura acadêmica sobre o tema, revelando a sub-representação de mulheres, especialmente negras, nos estudos sobre AH/SD. Entre os objetivos, destacam-se traçar o perfil dessas mulheres, compreender seus processos de identificação e analisar suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Os resultados reforçam a urgência de políticas públicas inclusivas que reconheçam a diversidade e superem estereótipos de gênero e raça no reconhecimento de altas habilidades
     
    Abstract : This study investigates Brazilian academic production on adult women with giftedness/high abilities (G/HA), analyzing peer-reviewed articles available on the CAPES Periodicals Portal. The research uses intersectionality as a theoretical framework, considering gender, race, and giftedness, to explore how these social markers influence the visibility and recognition of these women in academia. The methodology employed is an integrative review with rigorous criteria for selecting and analyzing articles. Significant gaps were identified in the academic literature on this topic, revealing the underrepresentation of women, especially Black women, in studies on G/HA. The objectives include profiling these women, understanding their identification processes, and analyzing their academic and professional trajectories. The findings underscore the urgency of inclusive public policies that acknowledge diversity and challenge gender and racial stereotypes in the recognition of high abilities
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97220
    Collections
    • Pedagogia [616]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV