• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Literatura infantil e temas fraturantes : uma sequência didática para abordar o tema da morte com as crianças

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_M_EMILY_SILVA_LUCIANA_CAPANO.pdf (1.596Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Silva, Emily Conrado da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho problematiza a literatura infantil como caminho para a abordagem de temas fraturantes, nomenclatura dada a temáticas consideradas tabus ou delicadas (Gama-Khallil, et, al, 2022). Centraliza-se a proposta na abordagem da temática morte em sala de aula, pensando em uma perspectiva multidisciplinar, ressaltando a escola como um espaço de acolhimento, diálogo e formação cidadã que propicia essa abordagem. Com base no paradigma do letramento literário (Cosson, 2006; 2020), buscamos compreender como é possível utilizar o livro literário como rica ferramenta para o desenvolvimento de sequências didáticas. Nessa perspectiva, a escola e o professor passam por uma mudança de papel. Assim, é proposto uma sequência didática para trabalhar em sala de aula com crianças pequenas, bem como possíveis adaptações para turmas dos anos iniciais, o livro Pode chorar coração, mas fique inteiro, escrito por Glenn Ringtved e ilustrado por Charlotte Pardi. Para possibilitar a construção desta proposta, foi realizada uma revisão de literatura que busca embasar as dificuldades e a importância dessa abordagem no ambiente escolar. A partir do desenvolvimento deste trabalho, destacamos algumas características do paradigma do letramento literário que contribuem para a abordagem do tema com as crianças
     
    Abstract : This paper problematizes children's literature as a way to approach divisive themes, a term given to topics considered taboo or sensitive (Gama-Khallil, et, al, 2022). The proposal focuses on addressing the theme of death in the classroom, approaching from a multidisciplinary perspective, highlighting the school as a space for welcoming, dialogue, and citizenship formation that facilitates this approach. Based on the paradigm of literary literacy (Cosson, 2006; 2020), we seek to understand how it is possible to use literary books as a rich tool for the development of didactic sequences. From this perspective, the school and the teacher undergo a change in role. Thus, a didactic sequence is proposed to work in the classroom with young children, as well as possible adaptations for classes in the early years, the book Cry, heart, but never break, written by Glenn Ringtved and illustrated by Charlotte Pardi. To make this proposal possible, a literature review was carried out to support the difficulties and importance of this approach in the school environment. Based on the development of this work, we highlight some characteristics of the literary literacy paradigm that contribute to the approach of the theme with children.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97266
    Collections
    • Pedagogia [616]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV