• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso da letra cursiva e o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_M_GABRIELA_FERREIRA_LARA_TANCON.pdf (813.6Kb)
    Data
    2024
    Autor
    Ferreira, Gabriela Cassiane dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a relação entre o ensino da letra cursiva e o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise por meio do método de revisão de literatura se aprofundou em autores que tratam do assunto e argumentam sobre o uso da letra cursiva no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e também no processo de alfabetização e letramento. Partindo da relevância histórica da caligrafia e sua presença nos espaços escolares, a pesquisa buscou compreender algumas das implicações pedagógicas e culturais associadas à prática da escrita cursiva, especialmente em um contexto marcado pela crescente digitalização e mudanças nas metodologias de ensino. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa baseada na revisão de literatura. A análise foi fundamentada em autores como Prodanov e Freitas (2013) e Severino (2014), além de estudos que discutem a escrita como ferramenta essencial no desenvolvimento cognitivo e na expressão pessoal. A pesquisa revelou que, embora a escrita cursiva enfrente desafios frente à modernidade tecnológica e a novas demandas educacionais, ela ainda desempenha um papel significativo na alfabetização, contribuindo para a coordenação motora fina, a organização do pensamento e a construção da identidade textual (Dante, 2019). A discussão também destacou como algumas perspectivas teóricas abordam a relevância da escrita cursiva no contexto contemporâneo, evidenciando tanto as críticas quanto os benefícios dessa prática no ambiente escolar. Com base nos materiais analisados, o trabalho conclui que a manutenção da escrita cursiva no processo de alfabetização é não apenas uma herança cultural, mas também uma estratégia pedagógica valiosa, desde que integrada de forma flexível às necessidades das crianças e às transformações educacionais.
     
    Abstract : This Final Course Assignment examines the relationship between cursive handwriting instruction and the literacy process in the early years of elementary education. Using a literature review approach, the study explored works by authors who address this topic, focusing on the role of cursive writing in the teaching-learning process and its impact on students' literacy and reading skills. Beginning with the historical relevance of handwriting and its place in school curricula, the research aimed to understand the pedagogical and cultural implications of cursive writing, especially in a context increasingly influenced by digital technologies and evolving teaching methodologies. The study employed a qualitative approach grounded in a review of relevant literature, drawing on authors such as Prodanov and Freitas (2013) and Severino (2014), along with studies highlighting the significance of writing as a tool for cognitive development and personal expression. The findings indicate that, despite the challenges posed by technological advances and shifting educational priorities, cursive handwriting continues to play a vital role in literacy. It contributes to the development of fine motor skills, thought organization, and the formation of textual identity, as noted by Dante (2019). The discussion further explored various theoretical perspectives on the importance of cursive writing in the modern educational landscape, addressing both the criticisms and advantages of this practice. The study concludes that maintaining cursive handwriting in the literacy process is not only a preservation of cultural heritage but also a valuable pedagogical strategy, provided it is adapted to meet children's needs and align with contemporary educational transformations
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97449
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV